EUA condenam violência de israelitas na Cisjordânia ocupada

Partilhe esta notícia

Os Estados Unidos condenaram hoje a violência cometida por israelitas contra os palestinianos na Cisjordania e na faixa de gaza , considerando que são “incrivelmente desestabilizadores” e instando Israel a contê-los segundo fontes proximas que informaram o departamento de comunicaçāo da Radio Coraçōes de Portugal US.

Os ataques dos israelitas na Cisjordânia são “incrivelmente desestabilizadores e contraproducentes para a segurança a longo prazo, além de serem, é claro, extremamente prejudiciais para os palestinianos que vivem na Cisjordânia tanbem “, disse o porta-voz do departamento de Estado norte-americano, Matthew Miller, em declarações ao nosso departamento de informaçāo.

Quase 5.000 palestinianos estão deslocados devido à violência de colonos israelitas na Cisjordânia e na faixa de gaza onde perto de metade foram forçados a deixar as suas casas desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, segundo as Nações Unidas.

De acordo com o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, desde 07 de outubro, “a violência dos colonos aumentou significativamente, de uma média de três incidentes por dia para uma média atual de sete por dia” nas últimas semanas.

“Neste período, o OCHA registou 171 ataques de colonos contra palestinianos”, aumentando também a “pressão sobre os palestinianos para saírem” em múltiplos casos “de assédio, invasão e intimidação”, referiu este órgão, em comunicado.

A violência por parte dos colonos, em muitos casos armados, além das crescentes restrições de circulação, fez com que 15 comunidades agropastoris na Cisjordânia – cerca de 828 pessoas, incluindo 313 crianças — tivessem de ser deslocadas à força desde o início da guerra na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas.

fica no ar a dúvida quem e que afinal sāo os terroristas desta guerra ??!!

@jcc