Vendas de vinil batem recordes (e é preciso agradecer a Taylor Swift)

Partilhe esta notícia

Vendas anuais no Reino Unido não eram tão elevadas desde 1990 e, na semana passada, foram vendidos mais de 250 mil discos de vinil, o maior número desde a viragem do século. A artista de vinil mais popular foi Taylor Swift.

As vendas de discos de vinil bateram recordes, este Natal, no Reino Unido, onde não eram vendidos tantos discos neste formato desde 1990, ano em que ‘Sacrifice’ de Elton John e ‘Ice Ice Baby’ de Vanilla Ice, atingiram o topo das tabelas, tal como destaca a imprensa britânica. As vendas foram impulsionadas, sobretudo, por artistas como Taylor Swift e Rolling Stones.

De acordo com o The Guardian, os discos em vinil da cantora norte-americana estão entre os mais vendidos em 2023, nomeadamente a nova versão de ‘1989’, lançado originalmente em 2014, e que está na primeira posição das tabelas de vendas. ‘Speak Now’, que também foi reeditado este ano, e que foi originalmente lançado em 2010, ocupa a quarta posição das tabelas, e ‘Midnights’, editado em 2022, está em oitavo lugar.

A seguir à nova versão de ‘1989’ e, por isso em segundo lugar, está ‘Hackney Diamonds’ dos Rolling Stones.

Na semana passada, escreve o The Guardian, foram vendidos mais de 250.000 discos de vinil, o maior número desde o início do século. Globalmente, as vendas aumentaram pelo 16.º ano consecutivo, atingindo 5,9 milhões este ano, um aumento anual de 11,7%, mais de quatro vezes a taxa registada em 2022.

Nesta semana, os campeões de vendas foram ‘1989’, de Taylor Swift, ‘Rumours’, dos Fleetwood Mac, e ‘Hackney Diamonds’, dos Rolling Stones.

Entre outras bandas e artistas que mais venderam vinil este ano estão Lana del Rey, os Fleetwood Mac, Blur, Pink Floyd, Blur, Olivia Rodrigo e Lewis Capaldi.

De notar que Taylor Swift tem tido um ano de sucesso e, em agosto deste ano, tornou-se na primeira artista feminina do Spotify a atingir o patamar dos 100 milhões de ouvintes mensais na plataforma de streaming.

Fonte: Notícias ao Minuto