Um terremoto em Nova Jersey abalou e agitou a cidade de Nova York na manhã de sexta-feira, deixando os moradores abalados pelo tremor mais poderoso para atingir os cinco distritos em mais de uma década.. Por volta das 10:30 a.m. de 5 de abril, um terremoto de magnitude 4,8 se originou a 3 milhas ao norte do Líbano, NJ, cerca de 60 milhas a oeste da cidade de Nova York. Podia ser sentido em toda a área dos três estados, com algumas pessoas relatando agitação contínua por até 10 segundos. Um terremoto em Nova Jersey abalou e agitou a cidade de Nova York na manhã de sexta-feira, deixando os moradores abalados pelo tremor mais poderoso para atingir os cinco distritos em mais de uma década.
Por volta das 10:30 a.m. de 5 de abril, um terremoto de magnitude 4,8 se originou a 3 milhas ao norte do Líbano, NJ, cerca de 60 milhas a oeste da cidade de Nova York. Podia ser sentido em toda a área dos três estados, com algumas pessoas relatando agitação contínua por até 10 segundos.
“Um terremoto de magnitude 4,8 atingiu o oeste de Manhattan e foi sentido em toda Nova York. Minha equipe está avaliando os impactos e quaisquer danos que possam ter ocorrido, e atualizaremos o público ao longo do dia”, disse a governadora Kathy Hochul no X, anteriormente conhecido como Twitter.
“Fui informado por minha equipe sobre o terremoto. Não há relatórios atuais de danos estruturais e/ou interrupções de serviço no sistema NYC Transit como resultado. Dito isso, nossa equipe continua a pesquisar todas as linhas e estações e vamos mantê-lo atualizado”, disse o chefe de trânsito da polícia de Nova York, Michael M. Kemper, no X, anteriormente conhecido como Twitter.
A MTA confirmou isso em um post no X às 12:08: “Os serviços da MTA estão operando com segurança e normalmente após o terremoto de magnitude 4,8 sentido em toda a nossa região esta manhã. As inspeções iniciais mostram que não houve danos em nenhuma infraestrutura MTA, mas continuaremos a monitorar a situação de perto.”
O serviço de celular foi interrompido, provavelmente devido a muitas chamadas sendo feitas de uma só vez. Os alertas foram enviados para a maioria dos usuários de celulares cerca de 20 minutos após o tremor, como muitos nova-iorquinos apontaram nas mídias sociais.
Aqueles que sentiram o terramoto são encorajados a apresentar um relatório ao https://earthquake.usgs.gov/dyfi/.
A NYC Emergency Management disse em um comunicado no X: “Se você estiver em perigo, disque 911. Para relatar problemas não emergenciais, ligue para 311. Comunique seu status para que os outros saibam que você está bem. As mensagens de texto são mais propensas a passar quando as linhas telefônicas estão ocupadas. Verifique seus vizinhos se é seguro fazê-lo.”
O prefeito Eric Adams não relatou grandes danos à infraestrutura ou ferimentos relacionados ao terremoto, e encorajou os nova-iorquinos a seguirem seu dia como de costume.
As escolas públicas da cidade ainda estão abertas. Nathaniel Styer, porta-voz do Departamento de Educação, disse no X que a “A construção de equipes de resposta reuniu-se com muita cautela e estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros de agência, incluindo [o departamento de Gerenciamento de Emergências da cidade] para garantir que todos os nossos alunos e funcionários estejam seguros.”
O terremoto aconteceu várias horas antes da abertura dos Yankees no Bronx; o jogo continua dentro do cronograma.
O estacionamento alternativo ainda está em vigor para 5 de abril.
Quanto às viagens aéreas, os aeroportos locais permanecem em operação, mas os voos param em terra em caso de tremores secundários nos aeroportos JFK e Newark, de acordo com o governo. Kathy Hochul; tanto o JFK quanto o Newark AirTrains foram suspensos para que as equipes verificassem os danos estruturais.
Hochul também expressou preocupações sobre o potencial de réplicas, e pediu aos nova-iorquinos para serem “particularmente vigilantes” para qualquer que possa ocorrer.
“Estas são situações emergentes”, disse o governador em uma reunião na manhã de sexta-feira. “Pode ter acabado, mas também pode haver outro efeito, e temos que estar preparados para isso.”
O U.S. Geological Survey estima uma chance de 46% de tremores secundários de uma magnitude de 3,0 na escala de Richter ou superior após o terremoto no Líbano na próxima semana – e uma chance de 3% de tremores posteriores que variam acima de 5,0. Normalmente, os tremores secundários são menos severos do que o terremoto original.
Nenhum grande dano de construção como foi relatado neste momento. Representantes de alguns marcos levaram o terremoto em andamento.
Fonte: amny