Francisco continua a receber oxigénio de alto fluxo durante o dia e ventilação mecânica durante a noite.
O Papa Francisco não apresentou novas crises respiratórias e retomou, esta quarta-feira, “algumas atividades de trabalho”, tendo passado o dia numa “poltrona”, segundo o Vaticano.
“O Santo Padre permaneceu estacionário durante o dia de hoje, sem qualquer episódio de insuficiência respiratória. Como previsto, recebeu oxigenoterapia de alto débito durante o dia e a ventilação mecânica não invasiva será retomada durante a noite”, lê-se numa nota da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Francisco “intensificou a fisioterapia respiratória e a fisioterapia motora ativa”. Além disso, “passou o dia numa poltrona”.
No entanto, tendo em conta “a complexidade do quadro clínico, o prognóstico permanece reservado“.

Esta manhã, o chefe de Estado do Vaticano, de 88 anos, “participou no rito da bênção das Santas Cinzas que lhe foi imposta pelo celebrante, tendo depois recebido a Eucaristia”. Em seguida, “dedicou-se a algumas atividades de trabalho”, tendo falado com Gabriel Romanelli, pároco da Sagrada Família, a única igreja católica da Faixa de Gaza. De tarde, “alternou o repouso com o trabalho”.
Francisco está internado no hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, por bronquite com infeção polimicrobiana, à qual se somou pneumonia bilateral.