Se vai participar nas celebrações religiosas do 13 de Maio, saiba o que esperar, informação Radio Corações de Portugal (USA).
A primeira peregrinação aniversaria do ano a Fátima decorrerá nos próximos dias e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já divulgou a sua previsão, sendo expectável que chova na região do Santuário na tarde de dia 13, segunda-feira.
De acordo com o IPMA, nos próximos dias “o estado do tempo em Portugal continental será caraterizado pela ação conjunta de dois anticiclones”.
O primeiro, “localizado nas ilhas britânicas, em deslocamento para leste, e outro, quase estacionário, localizado no arquipélago dos Açores, e por uma depressão com expressão apenas nos níveis médios e altos, centrada a oeste da Península Ibérica e em aproximação à região norte do continente, e cuja passagem” estava prevista para este sábado, dia 11.
Posteriormente, “no dia 13 de maio, prevê-se a passagem de uma superfície frontal fria com fraca atividade”.
Assim, na segunda-feira 13 “espera-se a ocorrência de precipitação mais generalizada nas regiões Norte e Centro, sendo que neste dia espera-se a ocorrência de chuva na região do santuário de Fátima, onde será mais provável a partir da tarde”.
“O vento será fraco a moderado, predominando do quadrante norte, soprando por vezes forte (até 40 km/h) no litoral e nas terras altas”, refere o IPMA, em comunicado.
A temperatura “irá ter uma descida gradual nos próximos dias, esperando-se no dia 13, na região de Fátima, uma temperatura máxima entre 18 e 20ºC com a mínima a rondar 10ºC durante a madrugada”.
Recorde-se que na peregrinação de 12 e 13 de maio são esperados milhares de peregrinos, tendo em conta o facto de o dia 12 ser domingo, havendo muitos que aproveitarão o fim de semana para estar na Cova da Iria.
Na estrada estão já operações especiais das forças de segurança para garantir a segurança dos fiéis que se dirigem para as cerimónias de 12 e 13 de maio, que serão presididas pelo arcebispo de Barcelona, Juan José Omella.
DEPT INFO
JC