Dois abalos de magnitude 4,1 registados na Grande Lisboa

Partilhe esta notícia

Dois tremores de terra de magnitude 4,1 na escala de Richter foram sentidos, ao início da tarde desta quinta-feira, na área da Grande Lisboa e não só. Para já não háa registo de danos pessoais ou materiais.

Dois sismos de magnitude 4,1 na escala de Richter foram sentidos na área da Grande Lisboa (e não só), ao início da tarde desta quinta-feira, 19 de fevereiro.

De acordo com o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico o primeiro tremor de terra foi registado às 12h14 e o segundo, dois minutos depois, com a mesma intensidade, às 12h16.

Já segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA),os epicentros foram a cerca de quatro quilómetros a Oeste-Noroeste de Alenquer, a 15 quilómetros de profundidade.

A informação preliminar divulgada pelo instituto dá conta que não há, para já, indicação de danos pessoais ou materiais.

O IPMA adianta que será emitido um novo comunicado com informação instrumental e macrosísmica atualizada.

Ao que foi possível apurar para já, os sismos foram sentidos em diferentes concelhos dos distritos de Lisboa, assim como Leiria, Santarém e Coimbra.

Entretanto, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) enviou um comunicado às redações a confirmar o primeiro sismo e o facto de não haver, pelo menos para já, “registo de danos pessoais ou materiais”.

Na mesma nota, a ANEPC relembrou algumas das principais medidas de autoproteção em caso de sismo e apelou à população para cuidados redobrados nas zonas já anteriormente afetadas por movimentos de massa e instabilidade de estruturas devido aos fenómenos recentes de meteorologia adversa.

“Apelamos à população para cuidados redobrados nas zonas já anteriormente afetadas por movimentos de massa e instabilidade de estruturas devido aos fenómenos recentes de meteorologia adversa”, realçou a ANEPC.

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

RCP News

by Priscila Thomas