Acompanhe aqui as reações à morte do Papa Francisco.
Morreu o Papa Francisco, esta segunda-feira, aos 88 anos. O anúncio foi feito esta manhã pelo Vatican
Francisco tornou-se Papa em 2013, depois da renúncia do seu antecessor, Bento XVI. Os últimos meses do seu pontificado ficaram marcados pela batalha contra uma pneumonia.
A notícia da sua morte foi dada pelo cardeal Kevin Farrell num comunicado partilhado pelo Vaticano. “Queridos irmãos e irmão, é com profundo pesar que anunciou o falecimento do Papa Francisco”, lê-se.
Francisco foi o primeiro papa natural da América Latina, tendo assumido o cargo durante 12 anos.
Papa foi “um exemplo para todos”. Governo decreta 3 dias de luto nacional
Maria Gouveia | agora mesmo
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou unir-se “a todos os portugueses, aos católicos de todo o mundo, numa homenagem ao Santo Padre”.
“Um exemplo para todos, católicos e não católicos. Uma fonte de inspiração espiritual e humana e um defensor intransigente dos valores da paz, igualdade, da justiça e de uma Igreja para todos, todos, todos”, sublinhou Luís Montenegro.
E continuou: “Ontem, o Papa Francisco compareceu, publicamente, na Basílica de São Pedro […] abençoando duas crianças na praça. Nenhuma imagem poderia definir melhor o estilo pastoral, simples e direto, bem como o legado de profunda humanidade, compromisso e proximidade com os mais pobres, os mais indefesos e mais marginalizados”.
Luís Montenegro destacou ainda que Francisco foi “verdadeiramente o rosto sereno da Fé“.
“Desde que foi eleito Papa em 2013, foi reconhecido por todas as fés e ideologias, como líder espiritual autêntico […] como é o caso do combate à pobreza, a preservação do planeta e a promoção da inclusão da justiça social e da paz”, referiu.
O primeiro-ministro sublinhou também que os portugueses “se identificaram com o Papa Francisco”, numa “relação de amizade e fraternidade recíprocas que iam para além das convicções religiosos”.
“O ‘todos, todos, todos’ apelo simultâneo à inclusão e conversão, que lançou ao mundo da sua primeira missa em Lisboa, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, será recordado como um apelo à autenticidade da fé. Os portugueses e o mundo despedem-se do Papa Francisco com gratidão”, notou.
“O Governo de Portugal propôs a sua excelência, o Presidente da República, que fossem decretados três dias de luto nacional que serão oportunamente confirmados de acordo e coincidindo com as cerimónias fúnebres”, anunciou o primeiro-ministro.
Papa Francisco terá morrido na sequência de um AVC
Notícias ao Minuto | agora mesmo
O Papa Francisco terá morrido, na manhã desta segunda-feira, 21 de abril, na sequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), avança o Corriere della Sera.
“Um acidente vascular cerebral terá sido a causa da morte do Papa Francisco”, lê-se no jornal italiano.
Nas próximas horas, a Santa Sé emitirá uma nota oficial, onde deverá constar a “causa da morte” do Sumo Pontífice.
Corpo de Francisco será depositado em urna ao fim da tarde de hoje
Lusa | agora mesmo
O corpo do Papa Francisco, que morreu hoje aos 88 anos, será depositado numa urna ao final da tarde na capela da residência de Santa Marta, no Vaticano, onde vivia desde a sua eleição, anunciou a Santa Sé.
Cavaco destaca “enorme coragem” em defesa de idosos, doentes e imigrantes
Lusa | agora mesmo
O antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva destacou hoje a “enorme coragem” inerente à mensagem do Papa Francisco contra a marginalização dos imigrantes e o abandono dos doentes e idosos, realçando a sua afabilidade e naturalidade.
“Foi com profundo pesar que tomei conhecimento da morte do Papa Francisco. Tive a honra de, com a minha mulher, representar Portugal na missa de início do seu pontificado, em março de 2013”, escreveu o antigo primeiro-ministro de Portugal (1985/1995) e antigo chefe de Estado (2006/2016).
Manuel Clemente destaca atitude de Francisco de “ir ao encontro do outro”
Lusa | agora mesmo
O cardeal Manuel Clemente, patriarca emérito de Lisboa, destacou hoje a atitude “evangélica de ir ao encontro do outro” como uma marca do pontificado do Papa Francisco, que hoje morreu aos 88 anos, no Vaticano.
O Papa Francisco “colocou-nos constantemente nas fronteiras do Evangelho, ou seja, naquelas fronteiras que, muitas vezes, são descuidadas por nós, dos mais pobres, dos conflitos que nunca acabam, de tudo aquilo que são tristezas de muita gente”, disse o cardeal Manuel Clemente, em declarações divulgadas pela agência Ecclesia.
Missionário católico em Roma apanhado de surpresa com morte de Francisco
Lusa | agora mesmo
O missionário português Tony Neves, da direção dos Espiritanos, mostrou-se hoje surpreso com a morte do Papa Francisco, com quem esteve ainda no domingo, na Praça de São Pedro.
“Fui colhido de surpresa com a notícia, até porque eu ontem [domingo]estive na Praça de São Pedro e ele passou à minha beira de carro sorridente a saudar toda a gente, a abraçar os bebés que iam chegar ao papamóvel”, recordou o dirigente dos espiritanos.
“Foi um homem de coragem e de convicções”, recorda Liga
Lusa | agora mesmo
“Foi um homem de coragem e de convicções. Um verdadeiro defensor de causas humanas, próximo dos que mais precisam e exemplo de liderança pela palavra, pelo gesto e pelo coração. Deixa uma marca profunda no nosso tempo”, afirmou o presidente da LFPF, Reinaldo Teixeira.
Em comunicado, o organismo que rege as competições profissionais em Portugal manifestou “o seu mais profundo pesar” pela morte do Papa Francisco, recordado “em especial pela mensagem de unidade deixada durante as Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa, no verão de 2023 — evento ao qual a LPFP se associou, com enorme orgulho, através da Fundação do Futebol”.
Papa Francisco assumiu compromisso de “olhar para periferias”
Lusa | agora mesmo
O Papa Francisco, que hoje morreu, procurou uma atualização moderada da Igreja, mais aberta às periferias e minorias, com um discurso pela tolerância e paz num mundo polarizado e em guerra e numa Igreja ensombrada pelos abusos sexuais.
Desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, Francisco assumiu o compromisso de “olhar para as periferias” e procurou ser um exemplo pessoal para o discurso de humildade e de defesa dos mais desfavorecidos, ao recusar os luxos do seu antecessor.
A preocupação permanente pelos mais desfavorecidos, a luta contra os escândalos dos abusos sexuais, a defesa do ambiente e da “casa comum”, a par da reorganização da cúria e da abertura da discussão do caminho a seguir a todos os católicos, são alguns dos pontos que caracterizam a década do argentino Jorge Mário Bergoglio à frente da Igreja Católica.

Câmara de Lisboa recorda Papa: “Ficará para sempre no coração de Lisboa”
Lusa | agora mesmo
Numa nota, o presidente da autarquia, Carlos Moedas, recordou as memórias dos encontros com Francisco no âmbito da preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que em agosto de 2023 se realizou em Lisboa.
“Será um Papa que ficará para sempre no coração de Lisboa e que nos deixou uma marca que não esqueceremos, que conosco partilhou momentos únicos que fizeram de Lisboa a cidade de ‘todos, todos, todos’. Acima de tudo, transmitiu-nos esperança. Em Lisboa saberemos honrar o seu legado, o legado do Papa da esperança”, afirmou Carlos Moedas, citado no comunicado.
Francisco “viveu para servir, guiado por fé inabalável”
Lusa | agora mesmo
Numa nota de pesar, o líder do executivo regional açoriano refere que recebeu “com profundo pesar a notícia do falecimento” do chefe da Igreja Católica.
“Jorge Mario Bergoglio foi um homem que marcou o nosso tempo. Um Papa próximo, simples, com um sorriso aberto e genuíno que transmitia paz e esperança. A sua vida foi um exemplo de entrega ao próximo – viveu para servir, guiado por uma fé inabalável e por um amor verdadeiro pela humanidade”, afirma José Manuel Bolieiro.
Governo britânico e Rei Carlos III reagem à morte do Papa
Lusa | agora mesmo
O primeiro-ministro britânico enviou condolências aos católicos após a morte do Papa Francisco, destacando os “esforços incansáveis” por “um mundo mais justo”.
“Os seus esforços incansáveis para promover um mundo mais justo para todos deixarão um legado duradouro”, escreveu Keir Starmer, na rede social X.
Também o rei Carlos III se manifestou “profundamente triste” pela morte do Papa, lembrando que Francisco serviu o mundo com “devoção durante toda a sua vida”.
Líder do PS fará declaração sobre morte do Papa Francisco às 13h15
Maria Gouveia | agora mesmo
O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, falará aos meios de comunicação social, pelas 13h15, a propósito da morte do Papa Francisco.
Donald Tusk recorda Francisco como “homem bom, caloroso e sensível”
Maria Gouveia | agora mesmo
O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, destacou a bondade e sensibilidade do Papa Francisco, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).
“O Papa Francisco morreu. Um homem bom, caloroso e sensível. Que descanse em paz”, escreveu.
Cardeal Américo Aguiar sente “uma profunda tristeza”
Lusa | agora mesmo
O cardeal Américo Aguiar disse hoje “sentir uma profunda tristeza” pela morte do Papa Francisco, comparando essa tristeza à “de um filho que perde a presença, mesmo que distante, do seu pai”.
Reagindo à morte do Papa Francisco, ocorrida hoje, aos 88 anos, no Vaticano, o mais jovem cardeal português, que participará no conclave para a eleição do novo pontífice, numa mensagem enviada à agência Lusa, mostrou-se, no entanto, certo de que “a eternidade é o (…) destino, o fim da (…) estrada, o encontro face a face com Jesus Ressuscitado”.
“88 badaladas por 88 anos de vida” do Papa Francisco
Lusa | agora mesmo
Os sinos da Catedral de Notre-Dame, em Paris, tocaram hoje 88 vezes e a Torre Eiffel será desligada em homenagem ao Papa Francisco, que morreu hoje aos 88 anos, num dia que é feriado de Páscoa em França.
As “88 badaladas por 88 anos de vida”, que tocaram às 11:00 locais (10:00 de Lisboa), segundo o gabinete de imprensa de Notre-Dame, foram concluídas com uma grande salva de sinos.
Argentina lamenta morte de Sua Santidade e “envia condolências à família”
Lusa | agora mesmo
“O gabinete do Presidente, Javier Milei, lamenta a morte do Papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio, que se tornou, em 2013, no primeiro argentino a chegar à liderança da Igreja Católica, conduzindo-a “com entrega e amor desde o Vaticano”, escreveu a presidência argentina numa publicação divulgada através do seu perfil da rede social X.
“A República Argentina, país de longa tradição católica e berço do Papa Francisco, lamenta profundamente o falecimento de Sua Santidade e envia as suas condolências à família Bergoglio. O Presidente da nação solidariza-se com todos aqueles que professam a fé católica e que encontraram no pontífice um guia espiritual neste triste momento”, acrescenta o comunicado.
“Perdemos um amigo leal do povo palestiniano”, diz Mahmoud Abbas
Lusa | agora mesmo
“Perdemos um amigo leal do povo palestiniano e dos seus legítimos direitos, um forte defensor dos valores da paz, do amor e da fé em todo o mundo, e um verdadeiro amigo da paz e da justiça”, disse Abbas, citado pela agência noticiosa oficial WAFA.
Abbas apresentou as “mais profundas condolências ao Vaticano e aos crentes de todo o mundo” pela morte de Francisco, que descreve como “um símbolo de tolerância, amor e fraternidade”.
Putin destaca Francisco como “defensor do humanismo e da justiça”
Maria Gouveia | agora mesmo
De acordo com o Kremlin, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que Papa Francisco era um “defensor do humanismo e da justiça”.
Zelensky destaca vida de Francisco “dedicada a Deus, às pessoas”
Maria Gouveia | agora mesmo
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, escreveu, na rede social X (antigo Twitter), que “milhões de pessoas pelo mundo estão de luto”, após a notícia da morte do Papa Francisco.
“A sua vida foi dedicada a Deus, às pessoas e à Igreja”, sublinhou.
E acrescentou: “Ele sabia dar esperança, aliviar o sofrimento através da oração e promover a unidade. Rezou pela paz na Ucrânia e pelos ucranianos. Lamentamos juntos com os católicos e todos os cristãos que procuram o apoio espiritual do Papa Francisco. Memória eterna”.
“Fátima chora o falecimento do Santo Padre”, refere Santuário de Fátima
Lusa | agora mesmo
O Santuário de Fátima, onde o Papa, que hoje morreu, esteve por duas vezes, uma das quais para canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta, destacou a devoção de Francisco à Virgem e as marcas profundas que deixou na Cova da Iria.
“Fátima chora o falecimento do Santo Padre. Francisco sempre foi um devoto expresso de Nossa Senhora e, na Cova da Iria, deixou marcas profundas”, referiu o santuário numa nota publicada no seu sítio na Internet, através da qual também se salienta que “estabeleceu com a Cova da Iria uma ligação muito estreita”.
Casa Branca reage à morte do Papa Francisco: “Descanse em paz”
Lusa | agora mesmo
A Casa Branca prestou hoje homenagem ao Papa Francisco após a sua morte com uma breve mensagem na rede social X com votos de que “o Papa Francisco descanse em paz”.
Diretor da OMS sublinha que “mundo precisa de mais líderes como Ele”
Lusa | agora mesmo
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, lamentou hoje a morte do Papa, afirmando que a voz de Francisco era humilde, mas poderosa e cheia de sabedoria.
“Profundamente triste com o falecimento da sua santidade o Papa Francisco. Era uma voz humilde, mas poderosa, cheia de sabedoria e de humanidade”, afirmou Ghebreyesus na rede social X.
“Sentiremos muito a falta dele”, afirmou ainda o responsável da OMS, agência que integra o sistema das Nações Unidas.
Primeiro-ministro fala ao país às 13h00
Maria Gouveia | agora mesmo
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, fará uma declaração ao país sobre a morte do Papa Francisco, às 13h00.
Marc Rutte afirma que Francisco “foi inspiração para milhões de pessoas”
Lusa | agora mesmo
“Lamentamos o falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco esta manhã”, escreveu Rutte numa mensagem divulgada nas redes sociais.
A dedicação do Papa à paz e à compaixão “foi uma inspiração para milhões de pessoas“, referiu também o líder da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa).
“Um minuto de silêncio em todos os jogos das competições” da FPF
Notícias ao Minuto | agora mesmo
“O Papa Francisco morreu esta segunda-feira aos 88 anos, em Roma. Foi o 266.º Papa da Igreja Católica, o primeiro não-europeu e o primeiro jesuíta em mais de mil anos a liderar a Igreja. O minuto de silêncio será respeitado em todos os jogos das competições organizadas pela FPF realizados até 27 Abril”, pode ler-se num comunicado emitido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), esta segunda-feira.
Patriarca de Lisboa diz que foi “com dor” que recebeu notícia
Lusa | agora mesmo
O patriarca de Lisboa, Rui Valério, recordou hoje o “abraço caloroso, os gestos incansáveis, a alegria contagiante” do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude que teve lugar na capital portuguesa em agosto de 2023.
Numa mensagem sobre a morte do pontífice argentino, ocorrida hoje no Vaticano, aos 88 anos, Rui Valério escreve que foi “com dor” que foi recebida a notícia do óbito.
Diocese do Funchal reage à morte do Sumo Pontífice
Lusa | agora mesmo
“É com profunda tristeza e ainda chocados pela notícia que recebemos, esta manhã, do falecimento do nosso querido Papa Francisco. Nesta hora queremos agradecer a Deus o dom da sua vida e do seu pontificado”, lê-se na mensagem da diocese tutelada pelo bispo Nuno Brás, que é ilustrada com uma foto deste prelado com o pontífice, na Praça de São Pedro, em Roma.
Papa “dedicou-se a concretizar os ideais de Cristo”, diz Narendra Modi
Lusa | agora mesmo
O primeiro-ministro indiano lamentou hoje a morte do Papa Francisco, de 88 anos, e disse que o Sumo Pontífice será sempre lembrado “como um exemplo de compaixão, humildade e coragem espiritual por milhões de pessoas”.
Funeral do Papa Francisco realizado dentro de nove dias
Lusa | agora mesmo
O funeral do Papa Francisco será realizado dentro de nove dias e o conclave para eleger o seu sucessor dentro de um mês, anunciou hoje o Vaticano após a morte do pontífice.
Presidente da República vai falar ao país às 20h00
Maria Gouveia | agora mesmo
Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa dá conta de que “falará hoje ao país, sobre a morte do Papa Francisco, pelas 20h00“.
Saiba quem são os 4 portugueses que vão ajudar a escolher o próximo Papa
Lusa | agora mesmo
Portugal tem, pela primeira vez desde que o colégio cardinalício foi criado, quatro cardeais eleitores no conclave que irá escolher o sucessor de Francisco.
Além dos quatro cardeais eleitores portugueses – António Marto, Américo Aguiar, Manuel Clemente e Tolentino de Mendonça – existem outros nove lusófonos: sete brasileiros, um cabo-verdiano e um timorense.
“A todos Francisco deu esperança”, sublinhou Mariana Mortágua
Maria Gouveia | agora mesmo
“Pediu a Paz. Nos últimos dias, exigiu o cessar-fogo em Gaza e opôs-se à corrida ao armamento. Condenou o ódio contra imigrantes e a “economia que mata”. Fez opção pelos pobres e pelo cuidado da Terra, casa comum. Crentes ou não crentes, a todos Francisco deu esperança”, escreveu a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Motágua.
António Costa recorda Papa Francisco: “Profundamente compassivo”
Lusa | agora mesmo
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, associou-se hoje “com tristeza” aos milhões que choram a morte do Papa, lembrando a preocupação de Francisco “com os grandes desafios globais do nosso tempo”.
“Associo-me com tristeza aos milhões de pessoas que choram a morte de Sua Santidade o Papa Francisco”, referiu Costa, numa mensagem divulgada nas redes sociais.
António Costa recordou um líder da Igreja Católica “profundamente compassivo”.
JD Vance reage à morte de Francisco. Esteve com o Papa no domingo
Maria Gouveia | agora mesmo
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, também já reagiu à morte do Papa Francisco, dizendo que, ontem, ficou “feliz por vê-lo”, mas que estava “muito doente”.
Governo vai decretar luto nacional
Lusa | agora mesmo
O Governo vai decretar luto nacional em memória do Papa Francisco, que morreu hoje aos 88 anos, disse à Lusa fonte do gabinete do primeiro-ministro.
“Ele viu grande importância em fomentar laços fortes com mundo judaico”
Lusa | agora mesmo
O Presidente israelita, Isaac Herzog, lamentou hoje a morte do Papa Francisco, recordando-o como “um homem de fé profunda e compaixão sem limites”.
“Envio as minhas mais profundas condolências ao mundo cristão e especialmente às comunidades cristãs de Israel, à Terra Santa, pela perda do seu grande pai espiritual, sua santidade o Papa Francisco”, declarou Herzog num comunicado.
Francisco foi “um Papa dos pobres, dos excluídos”, afirma Pedro Nuno
Maria Gouveia | agora mesmo
“Foi com profunda consternação que recebi a notícia da morte de Sua Santidade o Papa Francisco. Ao longo do seu pontificado, o Papa Francisco foi uma voz corajosa em defesa da justiça social, da dignidade humana e da paz”, afirmou Pedro Nuno Santos através das redes sociais”, disse o secretário-geral do PS.
Sucessor de Francisco escolhido por Conclave menos europeu de sempre
Lusa | agora mesmo
No total, o colégio cardinalício tem 252 elementos, 135 dos quais são eleitores (com menos de 80 anos), uma lista que inclui, pela primeira vez, quatro portugueses com poder de voto, Manuel Clemente, António Marto, Tolentino de Mendonça e José Aguiar.
Francisco deixa um Colégio Cardinalício mais global, menos europeu e menos italiano, retomando a tendência de Paulo VI e João Paulo II, interrompida por Bento XVI.
“De Buenos Aires a Roma”. A mensagem de Macron
Maria Gouveia | agora mesmo
“De Buenos Aires a Roma, o Papa Francisco queria que a Igreja trouxesse alegria e esperança aos mais pobres”, escreveu o presidente francês, Emmanuel Macron, na sua nota de pesar.
“Deixa um singular legado de humanismo”, diz Luís Montenegro
Maria Gouveia | agora mesmo
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, descreveu o Sumo Pontífice como um “papa extraordinário” e que as suas visitas a Portugal “marcaram o país”.
“Francisco foi um Papa extraordinário, que deixa um singular legado de humanismo, empatia, compaixão e proximidade às pessoas. As suas visitas a Portugal, no Centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima e na Jornada Mundial da Juventude, marcaram o nosso país e geraram uma ligação muito forte do povo português com Sua Santidade”, disse.
E continua: “Apresento as mais sentidas condolências do Governo de Portugal à Santa Sé e a todos os Católicos do mundo, entre os quais tantos milhões de portugueses. A melhor forma de honrar o seu tributo será seguirmos no dia a dia, nas nossas diferentes atividades, os seus ensinamentos e o seu exemplo”.
Sabe como é feita a escolha do Papa?
Lusa | agora mesmo
A eleição no Conclave (do latim ‘cum clavis’ ou fechado à chave) está definida até aos mais ínfimos pormenores na Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, revista por João Paulo II em 1996, e é secreta.
