O Manchester United está à procura de um novo treinador após a demissão de Ruben Amorim. Entre os nomes considerados está Francesco Farioli, atual técnico do FC Porto, segundo informações do The Telegraph, embora não seja o favorito.

Manchester United continua a sua procura por um novo treinador para a equipa principal, depois de ter despedido, esta segunda-feira, Ruben Amorim do comando técnico dos red devils. Entre vários nomes que começam a ser equacionados, surge o de… Francesco Farioli.
De acordo com as informações do The Telegraph, o técnico do FC Porto está na vasta lista de opções em cima da mesa, ainda que não seja, de todo, um dos favoritos a suceder ao timoneiro português.
A mesma publicação indica que o nome na frente da corrida pelo cargo é o de Oliver Glasner, do Crystal Palace, que fica sem contrato no final da temporada e já deu sinais à direção do emblema londrino de que não assinará um novo contrato.
No entanto, há outros nomes a serem discutidos pelos responsáveis do clube de Manchester, com Marco Silva, do Fulham, Andoni Iraola, do Bournemouth, ou até Roberto De Zerbi, do Marseille.
Ainda assim, por enquanto a equipa dos portugueses Bruno Fernandes e Diogo Dalot será orientada pelo técnico interino Darren Fletcher, que representou o emblema de Old Trafford durante toda a sua formação, até à temporada de 2014/15, sendo uma lenda viva dos red devils, sendo a primeira escolha para levar a turma da Premier League até ao final da presente época.
Ruben Amorim não resistiu a conferência de imprensa ‘bombástica’
Ruben Amorim não resistiu ao clima de tensão com os dirigentes do Manchester United e foi despedido, na manhã desta segunda-feira, pelo clube inglês no qual estava há 14 meses. O treinador português de 40 anos fica, assim, livre no mercado, numa altura em que há algumas portas entreabertas.
A ‘gota de água’, tudo aponta, terá sido a ‘explosiva’ conferência de imprensa levada a cabo pelo próprio, na véspera, após o empate a uma bola com o Leeds United, em Elland Road.
“”Eu sei que vocês [jornalistas] recebem informação seletiva sobre tudo. Eu vim aqui para ser o manager [treinador-gestor com uma influência mais abrangente] do Manchester United, não para ser treinador”, começou por dizer o técnico português.
“Eu sei que o meu nome não é Conte, Mourinho ou Tuchel, mas sou o manager do Manchester United e assim vou continuar a ser por mais 18 meses ou até quando a direção decidir mudar. Portanto, é esse o meu ponto e vou finalizar isso. Não vou desistir. Vou fazer o meu trabalho até que outra pessoa ocupe o meu lugar”, acrescentou ainda Amorim.
“Vou ser o manager desta equipa, não apenas o treinador principal. Fui muito claro. Isto vai acabar dentro de 18 meses e toda a gente vai seguir em frente. Esse foi o acordo e o meu trabalho não é ser só treinador. Se as pessoas não sabem lidar com Gary Neville ou qualquer outro crítico, temos de mudar o clube”, prosseguiu.
“Só quero dizer isso. Vim para cá para ser o manager e todo os departamentos precisam de fazer o seu trabalho que eu faço o meu por mais 18 meses”, rematou, nas últimas palavras antes do ‘adeus’ com um registo de 24 vitórias, 18 empates e 21 derrotas ao cabo de 63 jogos oficiais, em todas as competições.
Ex-treinador do Manchester United já tem data para voltar ao ativo
Ruben Amorim deverá mesmo fazer uma pausa na carreira. Depois de ter sido despedido do Manchester United, o treinador português está nas bocas do mundo, com um dos temas a ser o seu próximo destino. No entanto, a imprensa internacional avança esta segunda-feira que, por agora, o local de trabalho do ex-Sporting será… no sofá.
De acordo com informações avançadas pelo jornalista Rudy Galetti, o técnico luso teria clubes do Brasil e do Médio Oriente interessados, mas não irá ouvir nenhuma proposta até ao final da temporada 2025/26.
Desta forma, Ruben Amorim deverá mesmo ficar por casa a descansar a sua mente e passar algum tempo com a sua família, regressando aos bancos de suplentes em 2026/27, com um novo projeto a começar desde o início.

Amorim… sorridente nas primeiras imagens após ser despedido pelo United

Imprensa desportiva britânica ‘apanhou’ Ruben Amorim a sair de casa, em Cheshire, na companhia da mulher, Maria João Diogo, escassas horas depois de ter sido demitido do comando técnico do Manchester United.

RCP NEWS
BY: JOAO CONCEICAO
