Após o interesse demonstrado sobre o tema, na sequência de uma entrevista de Barack Obama, Trump anuncia que vai ordenar que sejam reveladas todas as informações governamentais sobre o assunto.
Opresidente dos Estados Unidos da América informou que vai dar ordens ao Pentágono e a outras agências federais para que tornem públicos documentos relacionados com a vida extraterrestre. A decisão acontece depois de toda uma polémica que foi desencadeada por declarações de Barack Obama.
“Com base no enorme interesse demonstrado, darei ordens ao Secretário da Guerra e outros departamentos e agências relevantes a iniciar o processo de identificação e divulgação de arquivos governamentais relacionados com vida alienígena e extraterrestre, fenómenos aéreos não identificados (UAP) e objetos voadores não identificados (OVNIs), bem como toda e qualquer outra informação relacionada com estes assuntos altamente complexos, mas extremamente interessantes e importantes”, escreveu Donald Trump numa publicação na rede social Truth Social.
Segundo a CNN Internacional, não é claro que tipo de informações é que poderão ser reveladas ou quando é que serão publicadas. Sabe-se, porém, que durante anos o Pentágono tem realizado vários esforços no sentido de catalogar, rastrear e investigar relatos de OVNI através do seu Gabinete de Resolução de Anomalias em Todos os Domínios. Nesse âmbito, aliás, reiterou num relatório de 2024 que não encontrou evidências de vida extraterrestre.
A decisão acontece depois de, nesta quinta-feira, Trump ter acusado o seu antecessor, Barack Obama, de divulgar “informações confidenciais” ao sugerir casualmente, num podcast, que os extraterrestres existem.
“Ele divulgou informações confidenciais, não devia ter feito isto”, frisou Trump, que falava a bordo do Air Force One sobre as recentes declarações de Obama que reacenderam as teorias da conspiração sobre o assunto.
“Não sei se são reais ou não”, mas o ex-presidente democrata “cometeu um grande erro”, apontou o republicano, nunca perdendo a oportunidade de criticar o seu antecessor democrata.

Barack Obama e os extraterrestres
No final de um podcast transmitido no passado fim de semana, Barack Obama respondeu a uma pergunta sobre a existência de extraterrestres: “São reais, mas não os vi”, frisou.
Durante esta entrevista informal, acrescentou que, tanto quanto sabia, não existiam “instalações subterrâneas” concebidas para ocultar a sua existência, como sugerem algumas teorias da conspiração.
Perante as reações nas redes sociais, o ex-presidente publicou uma mensagem na sua conta de Instagram na noite de domingo para esclarecer a sua posição, garantindo a todos que tinha feito os comentários apenas para manter o tom descontraído do podcast.
“Estatisticamente, o universo é tão vasto que as probabilidades de existir vida noutros locais são elevadas”, explicou.
De onde vem a teoria de que há aliens na Área 51?
A Área 51 é uma instalação militar da Força Aérea dos Estados Unidos localizada em Groom Lake, no sul do Nevada.
O complexo militar “não é acessível ao público e está sob vigilância 24 horas por dia”, sendo que, de acordo com a Enciclopédia Britânica, “os funcionários da Área 51 chegam às instalações de avião”.
“Viajam através de um terminal restrito no Aeroporto Internacional McCarran, num dos vários aviões não identificados autorizados a voar pelo espaço aéreo. Para aumentar o sigilo, as imagens de satélite da instalação foram censuradas até 2018”, complementa-se.
Hoje em dia, a Área 51 é visível no Google Maps. Ainda assim, a sua única utilização confirmada é enquanto centro de testes de voo. Como é que os extraterrestre entraram na equação? A explicação remonta a 1989, quando Robert Lazar anunciou ter trabalhado com tecnologia extraterrestre no complexo.
O homem contou ao jornalista George Knapp ter visto fotografias de autópsias de alienígenas dentro das instalações, a quem garantiu que o governo norte-americano fazia uso das mesmas para examinar naves alienígenas recuperadas. Apesar de Lazar ter sido desmentido, as suas alegações geraram um verdadeiro tsunami de teorias da conspiração governamental, a maioria das quais sobre a vida extraterrestre.
“De acordo com a CIA, os voos de teste do U-2 e de aeronaves militares subsequentes são responsáveis por muitos dos avistamentos de OVNI na área. Não há evidências de contacto extraterrestre na Área 51 ou em qualquer outro lugar”, frisou a mesma fonte.
RCP News
by Priscila Thomas

