Um sismo foi registado às 5h11 (hora de Portugal Continental), com uma duração de apenas alguns segundos. O epicentro localizou-se a cerca de 86 quilómetros da capital, de acordo com o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, tendo ocorrido a uma profundidade de 10 quilómetros.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) confirmou uma magnitude de 5.4, enquanto o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico registou inicialmente a mesma intensidade. Por outro lado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicou uma magnitude ligeiramente inferior, de 5.3.
Nos primeiros minutos após o sismo, as estimativas da magnitude oscilaram entre 5.0 e 5.9.
Até ao momento, a Proteção Civil não registou vítimas ou danos significativos, uma hora após o sismo moderado de 5.3 na escala de Richter, sentido ao largo de Sines. Relatos indicam que o abalo foi percebido na área metropolitana de Lisboa, incluindo a capital, e também nas regiões de Setúbal, centro e sul do país.
Num comunicado oficial, o Governo informou que mantém uma coordenação estreita com todos os serviços relevantes e que, até ao momento, não há registo de danos materiais ou pessoais. O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, que está a exercer funções de primeiro-ministro interino, visitará a Autoridade Nacional de Proteção Civil às 9h00 e será recebido pelo Presidente da República em Belém.