Sporting avança na Taça de Portugal após reviravolta frente ao Olivais e Moscavide

Partilhe esta notícia

O Sporting, da I Liga de futebol, qualificou-se hoje para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao vencer o Olivais e Moscavide, por 3-1, após ter estado a perder frente ao emblema dos distritais de Lisboa, na Amadora.

OSporting deu hoje a volta a uma inesperada vantagem do Olivais e Moscavide e triunfou por 3-1, num jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol resolvido apenas na segunda parte.

Numa noite chuvosa na Amadora, e praticamente um ano depois da eliminação precoce na competição dos ‘leões’ frente ao Varzim, houve ‘festa da Taça’, mesmo deslocada da casa habitual do Olivais e Moscavide, sobretudo após o golo que conferiu vantagem à turma que joga na primeira divisão distrital de Lisboa, da marca de grande penalidade.

Amadora, 21/10/2023 – O Clube Desportivo dos Olivais e Moscavide recebeu esta noite o Sporting Clube de Portugal no estádio José Gomes, em jogo a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal 2023/2024. Adeptos Olivais (Filipe Amorim / Global Imagens)

O avançado brasileiro Fabrício Simões abriu o ativo, aos oito minutos, ‘abrindo a porta’ ao que seria um dos maiores ‘escândalos’ da história da prova ‘rainha’, mas o Sporting igualou no primeiro período, também de penálti, pelo inglês Marcus Edwards, aos 44.

Na segunda parte, a equipa ‘verde e branca’ resolveu a partida, através dos tentos do moçambicano Geny Catamo (53) – entrado ao intervalo — e de Daniel Bragança (90+4).

Pedro Gonçalves e Edwards foram os únicos jogadores ‘leoninos’ que se mantiveram no ‘onze’, embora o português numa posição surpreendente, a ala esquerdo. De resto, destaque para as estreias absolutas de Franco Israel, St. Juste e Essugo este ano, bem como para a titularidade de Luís Neto, capitão de equipa, na ausência de Coates.

A primeira ocasião flagrante pertenceu ao Sporting, quando Edwards falhou de forma incrível à frente da baliza, após arrancada de Paulinho pelo flanco esquerdo, o que se sucedeu à enorme surpresa do golo inicial, favorável ao conjunto do Olivais e Moscavide.

Ricardo Cabral foi derrubado por Fresneda no interior da área, na primeira transição atacante da equipa da distrital, e, na cobrança da grande penalidade, Fabrício Simões inaugurou o marcador, num remate bem colocado, ao qual Franco Israel não chegou.

Com o Olivais e Moscavide em vantagem ao fim de oito minutos, para grande surpresa de todos, o Sporting assumiu finalmente as rédeas da partida, mas Trincão, aos 13, e Pedro Gonçalves, aos 20, tiveram muita pontaria e atiraram à trave da baliza contrária.

Os jogadores e adeptos do Sporting protestaram uma grande penalidade, devido a um alegado braço na bola de João Varela, aos 35, com nada a ser assinalado, embora, aos 44, os ‘leões’ tenham igualado a partida através da marca dos 11 metros, por Edwards.

Antes, Pedro Gonçalves tinha cabeceado sem oposição para boa intervenção de Rúben Gonçalves, mas, a acabar a primeira parte, o avançado inglês, numa jogada individual, foi derrubado por Evenilton Júnior, assumindo a responsabilidade e atirando colocado, mesmo com Rúben Gonçalves também a adivinhar o lado e a esticar-se, sem sucesso.

Rúben Amorim apostou em Geny Catamo no reatamento, em detrimento de Fresneda, e a aposta não podia revelar-se mais certeira, com o moçambicano a fazer o 2-1 para o Sporting, na recarga a um lance bastante atabalhoado, aos 53, após uma bola na trave.

Finalmente em vantagem, o amarelado Pedro Gonçalves deu lugar a Nuno Santos, muito mais habituado àquela posição no terreno, e Edwards voltou a desperdiçar de forma clamorosa nova oportunidade, com a baliza totalmente à sua mercê, aos 63.

Um bom lance de Trincão, a variar o flanco e a entregar a Geny Catamo, originou, aos 69, a derradeira ocasião de perigo, com o autor do segundo golo a rematar de primeira para uma boa estirada de Rúben Gonçalves, numa altura do duelo já a um ritmo baixo.

Hjulmand, Gonçalo Inácio e Ricardo Esgaio ainda foram a jogo do lado do Sporting, que não se esforçou para ir em busca de um golo que lhe desse tranquilidade no resultado, que ainda surgiu, já em período de compensação, por intermédio de Daniel Bragança.

O Sporting tornou-se no nono emblema da I Liga com presença assegurada no sorteio da quarta eliminatória da Taça, marcado para quarta-feira.

Os ‘leões’, 17 vezes vencedores da competição, juntaram-se a Sporting de Braga, Benfica, Portimonense, FC Porto, Vizela, Estrela da Amadora, Casa Pia e Arouca, mas também a Santa Clara, Nacional e União de Leiria, da II Liga, a Paredes e Vitória de Setúbal, do Campeonato de Portugal, e ao Atlético da Malveira, dos distritais.

Fonte: Diário de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *