Peixe frito com larvas? Terá acontecido numa escola de Portimão

Partilhe esta notícia

Imagens estão a gerar indignação. Escola garante que não foi reportada, no dia em questão, qualquer situação anómala no fornecimento de refeições, nem por alunos, nem pelo Pessoal Docente e/ou Não Docente.

Uma fotografia de peixe frito com o que parecem ser larvas, partilhada no Facebook, está a gerar muita indignação nas redes sociais.

A imagem, que pode ferir as suscetibilidades das pessoas mais sensíveis, terá sido captada por alunos no refeitório da Escola Básica e Secundária de Bemposta, em Portimão, na passada segunda-feira.

Ao Notícias ao Minuto a escola garante que só teve conhecimento da suposta situação, à posteriori, através das imagens difundidas nas redes sociais.

No dia em questão, afiança ainda o estabelecimento de ensino, “não foi reportada qualquer situação anómala no fornecimento de refeições, nem por alunos, nem pelo Pessoal Docente e/ou Não Docente” e, até agora, “também não chegou, por parte dos alunos e restantes colaboradores que consumiram a refeição escolar, qualquer reporte de sintomatologia”.

“O bem-estar dos nossos alunos sempre foi e será a nossa primeira prioridade e, apenas sustentada nas referidas imagens, deu esta Direção, após tomada de conhecimento, início imediato ao protocolo estabelecido na lei, em articulação com a empresa de HACCP que acompanha regularmente os procedimentos de higiene, conservação, manipulação e confeção dos alimentos de todas as cantinas e bares deste Agrupamento e com a Equipa da Saúde Escolar, os quais tiveram acesso a todas as amostras que consideraram pertinentes, bem como à monitorização do espaço e procedimentos”, adianta ainda a diretora da escola, Sandra Tenil.

Entretanto, o PSD Portimão também enviou um comunicado ao Notícias ao Minuto onde revela que solicitará à Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) a abertura de um inquérito para “esclarecer os acontecimentos de forma transparente, responsável e comprometida com a saúde pública e o bem-estar da comunidade escolar”.

O partido, por intermédio dos seus vereadores Rui André e Ana Fazenda, interpelou o executivo municipal, esta quinta-feira, a respeito do “recente incidente divulgado nas redes sociais, relacionado com a suposta presença de larvas numa porção de peixe frito na cantina da Escola Básica e Secundária da Bemposta”, mas este  optou “por desviar a atenção para a origem do vídeo”.

Fonte: Notícias ao Minuto