“Pagar renda ou comer”. Centenas nas ruas para exigir melhores condições

Partilhe esta notícia

Centenas de pessoas concentraram-se hoje no Rossio, em Lisboa, para uma manifestação do movimento Vida Justa em defesa de melhores condições de vida, apontando o foco aos problemas na habitação, nos salários e nos transportes.

“Fartos de escolher – Pagar renda ou comer”, “Requisição de fogos devolutos” ou “Combater a desigualdade social e económica” eram algumas das mensagens que se liam em cartazes e faixas nas mãos dos manifestantes, acompanhados por várias bandeiras vermelhas do movimento Vida Justa, enquanto a chuva começava a mostrar-se no início do arranque do percurso que irá terminar ao final da tarde em São Bento.

Em declarações à Lusa, um dos porta-vozes do movimento, Flávio Almada, salientou que para uma grande parte da população “já não é possível viver com estes salários”, perante os atuais níveis de inflação, preços da habitação e falta de transportes em torno das grandes cidades.

“Para a grande maioria, [a habitação] é o grande problema. Para nós, das periferias, o problema não vem de agora, mas de há muito tempo”, afirmou, continuando: “As coisas estão cada vez piores e não houve nenhuma mudança substancial. Em termos concretos, não há nada que tenha impacto nas pessoas”.

A manifestação vai passar ainda pela Rua do Ouro, Rua do Arsenal, Corpo Santo, Rua de São Paulo, Rua da Boavista, Dom Carlos I, até São Bento.

Fonte: Notícias ao Minuto, Público: Matilde Fieschi(Fotografia)