Departamento de diretores de ‘casting’ da Academia de Hollywood foi criado em julho de 2013, reunindo atualmente cerca de 160 profissionais.
A edição dos Óscares de Hollywood a atribuir em 2026 vão contar com uma nova categoria em competição, dedicada ao melhor diretor de ‘casting’ (elenco), anunciou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.
O diretor executivo da Academia de Hollywood, Bill Kramer, e a presidente da Academia, Janet Yang, citados pelo comunicado da organização, justificaram a entrada da nova categoria na lista de prémios pelo “papel essencial na produção cinematográfica” que os diretores ‘casting’ desempenham.
Os representantes desta classe – Richard Hicks, Kim Taylor-Coleman e Debra Zane -, por seu lado, reagiram à criação da nova categoria afirmando que resulta “dos esforços” dos profissionais e que é “um reconhecimento merecido”.
As condições de elegibilidade dos candidatos à nomeação e para a sua escolha serão divulgadas em abril de 2025, com as regras da 98.ª edição dos Óscares a entregar em 2026. As especificidades do prémio serão determinadas pelo conselho de governadores da Academia.
O departamento de diretores de ‘casting’ da Academia de Hollywood foi criado em julho de 2013, reunindo atualmente cerca de 160 profissionais.
A categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação, criada em 2001, é a mais recente acrescentada aos Óscares.
A 96.ª edição dos Óscares de Hollywood realiza-se na noite do próximo dia 10 de março, em Los Angeles, madrugada de 11 de março na Europa.