Nova categoria para diretor de ‘casting’ a ser atribuído em 2026 na Academia de Hollywood

Partilhe esta notícia

Departamento de diretores de ‘casting’ da Academia de Hollywood foi criado em julho de 2013, reunindo atualmente cerca de 160 profissionais.

A edição dos Óscares de Hollywood a atribuir em 2026 vão contar com uma nova categoria em competição, dedicada ao melhor diretor de ‘casting’ (elenco), anunciou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

O diretor executivo da Academia de Hollywood, Bill Kramer, e a presidente da Academia, Janet Yang, citados pelo comunicado da organização, justificaram a entrada da nova categoria na lista de prémios pelo “papel essencial na produção cinematográfica” que os diretores ‘casting’ desempenham.

Os representantes desta classe – Richard Hicks, Kim Taylor-Coleman e Debra Zane -, por seu lado, reagiram à criação da nova categoria afirmando que resulta “dos esforços” dos profissionais e que é “um reconhecimento merecido”.

As condições de elegibilidade dos candidatos à nomeação e para a sua escolha serão divulgadas em abril de 2025, com as regras da 98.ª edição dos Óscares a entregar em 2026. As especificidades do prémio serão determinadas pelo conselho de governadores da Academia.

O departamento de diretores de ‘casting’ da Academia de Hollywood foi criado em julho de 2013, reunindo atualmente cerca de 160 profissionais.

A categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação, criada em 2001, é a mais recente acrescentada aos Óscares.

A 96.ª edição dos Óscares de Hollywood realiza-se na noite do próximo dia 10 de março, em Los Angeles, madrugada de 11 de março na Europa.