Mourinho regressa a casa conhecida e Benfica quer ajuste de contas

Partilhe esta notícia

Benfica regressa a Leiria para centrar baterias na Taça da Liga e revalidar o único título conquistado na época passada. Mourinho volta a uma cidade de vital importância na sua carreira e prepara ajuste de contas com o Sporting de Braga.

Depois de conseguir encurtar a desvantagem para o segundo lugar no campeonato, o Benfica centra, agora, baterias na Taça da Liga, onde terá a oportunidade de voltar a Leiria, já na quarta-feira, para iniciar a missão de revalidar o único título conquistado na temporada passada. Para José Mourinho, também será especial, uma vez que regressa a uma cidade que tão bem conhece, ao mesmo tempo que pode conquistar o único título que lhe falta, na primeira linha do palmarés nacional. 

Pela frente, o Benfica terá um Sporting de Braga que, muito recentemente, conseguiu impor um empate às águias, nas contas do campeonato. Foi no passado dia 28 de dezembro que o Minho testemunhou uma igualdade, por 2-2, sendo que Mourinho fez questão de ignorar a decisão do árbitro em anular o terceiro golo ao Benfica, e falou numa vitória, por 3-2. 

O Benfica terá, assim, um ajuste de contas a fazer com a formação minhota liderada pelo espanhol Carlos Vicens, mas o histórico de confrontos na Taça da Liga está longe de ser dominado pelos encarnados. 

Histórico equilibrado e Horta em versão especial

Num total de cinco jogos, o Benfica venceu dois, incluindo o da época passada, também nas meias-finais, empatou outros dois e perdeu por uma vez. A única vitória arsenalista remonta, assim, a janeiro de 2021, e impediu o Benfica de chegar à final da competição, que viria a ser conquistada pelo Sporting. 

No entanto, de 2021 para 2026, muita coisa mudou nos dois plantéis, e há apenas um resistente: Ricardo Horta foi o único jogador a marcar presença nessa partida e que poderá repetir a titularidade, já na quarta-feira. 

Curiosamente, o capitão do Sp. Braga até estará fisicamente mais apto do que os colegas de equipa e adversários, uma vez que teve de cumprir um jogo de suspensão no campeonato e, por essa razão, não marcou presença no empate na casa do Estrela da Amadora (3-3), registado na tarde de sábado

Mourinho de regresso a Leiria 

Um dos pontos altos desta final four em Leiria – que arranca na terça-feira, com o duelo entre Sporting e Vitória SC – reside no regresso de Mourinho à cidade do Lis. O experiente treinador português começou a carreira como treinador principal no Benfica, mas acabaria por sair e dar nas vistas no clube seguinte: a União de Leiria. 

O então jovem e irreverente técnico natural de Setúbal conseguiu um saldo de nove vitórias em 20 jogos e acabou por dar o salto, a meio da temporada 2001/02, para o FC Porto. O resto da história (de sucesso) já é mais do que conhecida. 

Após o triunfo do Benfica diante do Estoril (3-1), no último sábado, Mourinho foi convidado a comentar o regresso a uma casa que tão bem conhece e acabou por admitir ser especial, mas também disse não estar particularmente focado nisso. 

“Não penso muito nisso. Foram poucos meses que me puseram na montra dos maiores clubes portugueses. As coisas correram bem lá [União de Leiria]. Agradeço a homenagem da União de Leiria que nunca tive oportunidade de ver. Vou lá com o Benfica para jogar. Lá vamos, mais um grande jogo com uma grande equipa”, afirmou, em declarações à BTV. 

Refira-se que o jogo entre Benfica e Sp. Braga está agendado para as 20h00 de quarta-feira e contará com a arbitragem de João Pinheiro no Estádio Dr. Magalhães Pessoa. O vencedor vai disputar a final no sábado, sabendo de antemão quem vai defrontar: Sporting ou Vitória SC. 

Benfica revela lesão de António Silva sofrida antes do jogo com o Estoril

Benfica revela lesão de António Silva sofrida antes do jogo com o Estoril

O defesa central português estava no onze inicial de José Mourinho, mas acabou por ser substituído da ficha de jogo por Tomás Araújo, ainda antes do apito inicial do Benfica-Estoril.