A mãe do opositor russo referiu que está há cinco dias a tentar ver o corpo do filho, mas que nem sequer sabe onde o cadáver está.
Amãe de Alexei Navalny, que morreu na sexta-feira numa prisão russa, apelou ao presidente Vladimir Putin que liberte o corpo do filho. “Deixe-me ver finalmente o meu filho”, pediu a mulher num vídeo partilhado na rede social X (antigo Twitter) pela mulher de Navalny, Yulia Navalnaya.
A mãe do opositor russo referiu que está há cinco dias a tentar ver o corpo do filho, mas que nem sequer sabe onde o cadáver está, de acordo com a BBC. “Eles recusaram-se a entregar-me o corpo”, referiu Lyoudmila Navalnaïa.
No vídeo partilhado no X, Lyoudmila falou diretamente para o presidente da Rússia. “Estou a pedir-lhe, Vladimir Putin, tudo depende de si. Deixe-me ver finalmente o meu filho. Exijo que o corpo do Alexei seja liberado imediatamente para que eu possa dar-lhe um enterro decente”, apelou.
Lyoudmila Navalnaïa pediu ainda a Putin que “não atrapalhe as pessoas que se querem despedir” de Navalny.
Recorde-se que a equipa do opositor russo revelou que os investigadores vão realizar uma perícia ao seu corpo durante pelo menos 14 dias antes de o entregar à família. “Os investigadores disseram aos advogados e à mãe de Alexei que não devolverão o seu corpo, sobre o qual será realizada uma chamada ‘perícia química’ durante 14 dias”, escreveu a porta-voz do opositor russo no X, Kira Iarmich.
Anteriormente, as autoridades russas já tinham negado o acesso da família ao corpo de Alexei Navalny, que morreu aos 47 anos. “A mãe de Alexei e os seus advogados chegaram à morgue esta manhã [na segunda-feira]. Não foram autorizados a entrar. Um dos advogados foi literalmente empurrado para fora”, disse Kira Iarmich nas redes sociais.