Falsificador preso com 11 milhões de euros em notas falsas

Partilhe esta notícia

Foi detido em Itália. Europol acredita “que o falsificador detido seja responsável por mais de 27% de todas as notas de euro falsas descobertas e retiradas de circulação só em 2023”

Um falsificador, suspeito de ter imprimido notas falsas no valor de 11 milhões de euros, foi detido na cidade italiana de Nápoles, no passado dia 14 de agosto.

Segundo anunciou, esta segunda-feira, a Europol, as autoridades desmantelaram a sua sofisticada gráfica de falsificação e apreenderam quase 3 milhões de euros em notas falsas de alta qualidade. 

“Além disso, acredita-se que o falsificador detido seja responsável por mais de 27% de todas as notas de euro falsas descobertas e retiradas de circulação só em 2023”, indicou a Europol. 

Até ao dia da ação, “as autoridades de toda a Europa apreenderam notas falsas de várias denominações (sobretudo de 20, 50 e 100 euros) no valor de cerca de 950.000 euros antes de entrarem em circulação, todas elas atribuíveis ao mesmo produtor”. O “valor facial total destas notas está estimado em cerca de 8 milhões de euros”. 

A detenção foi levada a cabo pela polícia italiana e a polícia francesa também esteve envolvida, uma vez que grande parte das notas falsas circularam em França.