Arthur Cabral, João Neves e Rafa Silva foram os marcadores de serviço na sétima vitória consecutiva das águias no campeonato. Equipa de Roger Schmidt assume primeiro lugar à condição, por conta do jogo adiado do Sporting frente ao Famalicão (por falta de policiamento).
O Benfica recebeu e despachou, este domingo, o Gil Vicente (3-0), em jogo da 20.ª jornada da I Liga, ao mesmo tempo que saltou para a liderança… provisória. As águias aproveitaram o caos de Famalicão, que acabou por levar ao adiamento do jogo do Sporting, para assumir o primeiro lugar à condição, uma vez que os leões têm menos um jogo disputado.
As águias depressa resolveram a partida diante dos gilistas e confirmaram a sétima vitória consecutiva no campeonato. Arthur Cabral, João Neves e Rafa Silva foram os marcadores de serviço numa tarde/noite que também ficou marcada pela homenagem a FEHER e com a família presente nas bancadas da Luz
Feitas as contas, o Benfica totaliza agora 51 pontos e assume o primeiro lugar à condição, com mais dois pontos que o Sporting, que continua à espera de uma data para o jogo (em atraso) frente ao Famalicão.
Filme do jogo
O Benfica entrou com vontade de resolver o jogo cedo e logo aos cinco minutos Arthur Cabral acertou no poste após um golpe de cabeça.
O domínio dos encarnados era evidente perante a inoperância ofensiva dos gilistas e o golo das águias acabaria mesmo por aparecer. Depois de acertar no ferro, Cabral meteu a bola no Fundo da rede aos 15 minutos .
O ritmo de jogo abrandou desde então, mas as águias chegariam ao segundo golo, novamente a partir de um canto na esquerda batido por Ángel Di María. A bola sobrou para Joao Neves aos 34 Apontou o segundo do marcador.
Só perto do intervalo surgiu o primeiro sinal de perigo dos visitantes, pese embora o Gil Vicente não tenha feito qualquer remate enquadrado nos primeiros 45 minutos de jogo.
O Benfica não tirou o pé do acelerador no regresso dos balneários e entrou na segunda parte a marcar mais um golo. Desta feita por intermédio de andrew.
O terceiro golo abalou, ainda mais, o Gil Vicente, ao mesmo tempo que deixou o Benfica mais confiante e com maior margem para gerir a condição física, até porque o calendário será apertado neste mês de fevereiro. Nesse sentido, Roger Schmidt depressa mexeu na equipa, fazendo entrar David Neres e Álvaro Carreras aos 67 minutos, para os lugares de Rafa Silva e Morato.
O jogo entrou num ritmo menos entusiasmante e Schmidt continuou a gerir, voltando a mexer aos 78 minutos, desta vez para colocar Marcos Leonardo e Tiago Gouveia nos lugares de Arthur Cabral e Di María.
O Resultado não mais se alterou até ao apito final e a vitória do Benfica ficou mesmo pelos três golos de diferença. Os encarnados confirmaram a 16.ª vitória no campeonato e vão centrar baterias agora na Taça de Portugal, competição na qual medem forças com o Vizela na quinta-feira, em jogo dos quartos de final.
Por seu turno, o Gil Vicente averba a 10.ª derrota na I Liga e ficam com os mesmos 22 pontos, permanecendo no décimo posto da tabela classificativa.
Momento do jogo: O golo de Rafa Silva, logo no arranque da segunda parte, liquidou qualquer tipo de reação que os gilistas poderiam operar nos segundos 45 minutos. A história do jogo ficou selada a partir do 3-0.
16h56: Mais um sinal de que tudo corre como habitualmente. O onze do Benfica já é conhecido
16h20: As portas do Estádio da Luz já abriram e os adeptos começam a entrar. O jogo deverá, assim, correr dentro da normalidade, apesar do menor número de polícias presentes.
16h10: O Benfica já deu o pontapé de saída nas redes sociais.
15h35: Curiosamente, poucas horas antes, José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna,
15h30: A duas horas e meia do pontapé de saída no Estádio da Luz surge a confirmação de que mais a norte, em Santa Maria da Feira, o jogo entre Feirense e Académico de Viseu, da II Liga,
O Benfica recebe, este domingo, o Gil Vicente em jogo da 20.ª jornada da I Liga, sendo que a realização do mesmo não está assegurada, por conta da falta de policiamento que se tem registado nas últimas horas e que já originou o adiamento do Famalicão-Sporting, na tarde ontem, e do Leixões-Nacional, da II Liga, durante esta manhã.
De todo o modo, e caso existam condições de segurança no Estádio da Luz, o Benfica tem a oportunidade de saltar para a liderança provisória do campeonato, caso empate ou vença frente aos gilistas, que, diga-se, atravessam uma boa fase na temporada. Isto, claro está, por conta do facto de o Sporting não ter entrado em ação nesta jornada, estando, por esse motivo, com menos um jogo disputado.
O pontapé de saída está agendado para as 18h00 e poderá seguir, em direto, todas as incidências da partida entre Benfica e Gil Vicente.