BEBES PREMATUROS RETIRADOS DA FAIXA DE GAZA JA SE ENCONTRAM A SALVO

Partilhe esta notícia

diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, confirmou, este domingo, que 31 “bebés muito doentes” foram retirados do hospital Al-Shifa, juntamente com seis profissionais de saúde e 10 familiares.

“A OMS liderou uma segunda ação da ONU e do Crescente Vermelho Palestiniano ao Hospital Al-Shifa em Gaza, hoje, em condições de segurança extremamente intensas e de alto risco. Foram retirados 31 bebés muito doentes, juntamente com 6 profissionais de saúde e 10 familiares dos funcionários”, refere o responsável da OMS. 

“Foram utilizadas seis ambulâncias do Crescente Vermelho Palestiniano para a transferência. Os bebés foram levados para o Hospital Maternidade Al-Helal Al-Emairati, onde estão a receber cuidados urgentes na unidade de cuidados intensivos neonatais”, destaca ainda.

Ghebreyesus referiu que “estão a ser planeadas outras missões para transportar urgentemente os restantes doentes e pessoal de saúde para fora do Hospital Al-Shifa”, enquanto “se aguardam garantias de passagem segura” para as vítimas.

“Estamos profundamente comovidos e impressionados com a extraordinária bravura e o serviço dos profissionais de saúde em Gaza, que continuam a prestar serviço nas circunstâncias mais terríveis e difíceis”, concluiu.

Além dos bebés, foram retirados da unidade hospitalar seis profissionais de saúde e 10 familiares. Já há imagens dos recém-nascidos a receber cuidados neonatais no Hospital Maternidade Al-Helal Al-Emairati.