Benfica instaura investigação após gestos racistas contra Vinícius Júnior na Luz

Partilhe esta notícia

Benfica pretende identificar os adeptos que imitaram gestos de macaco na direção de Vinícius Júnior, na derrota sofrida ante o Real Madrid, na primeira mão dos playoffs da Liga dos Campeões.

OBenfica ordenou a abertura de um processo de averiguação interno com o objetivo de identificar os dois adeptos que imitaram gestos de macaco na direção de Vinícius Júnior, durante a derrota sofrida na receção ao Real Madrid, por 0-1, em jogo a contar para a primeira mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

De acordo com informações adiantadas, esta sexta-feira, pela SIC Notícias, o inquérito foi instaurado assim que foram tornadas públicas imagens das referidas atitudes, nas redes sociais. Isto, depois de a própria UEFA ter feito saber que destacou um inspetor com o objetivo expresso de investigar tudo aquilo que aconteceu, no Estádio da Luz.

Estes episódios, recorde-se, tiveram lugar no arranque do segundo tempo da partida entre portugueses e espanhóis. Vinícius Júnior marcou, aos 50 minutos, o golo que inaugurou o marcador, após o qual ensaiou um festejo considerado provocador pelo árbitro, o francês François Letexier, que o admoestou com um cartão amarelo.

Sucedeu-se uma certa confusão, no relvado, no meio da qual o internacional brasileiro saiu ‘disparado’ na direção do juiz, ao qual comunicou que Gianluca Prestianni lhe teria chamado “mono” (“macaco”, em português), pelo que o protocolo anti-racismo foi imediatamente ativado.

O argentino acabou, também ele, por receber uma cartolina amarela, tendo a partida estado interrompida durante, sensivelmente, dez minutos, antes de ser retomada. Foi, precisamente, neste período que surgiram os atos de índole racista que os encarnados pretendem analisar com maior minúcia.

Desporto ao Minuto confirmou, junto de fonte oficial do Benfica, que o processo em causa já decorre nos devidos trâmites.

José Mourinho também ‘debaixo de fogo’

Gianluca Prestianni tem estado no ‘olho do furacão’, face ao sucedido, mas não é o único. O próprio treinador do Benfica, José Mourinho, tem sido alvo de críticas provenientes de diversos quadrantes, na sequência da maneira como procurou defender o jogador, na conferência de imprensa que se seguiu ao apito final.

“Falei com o Vini e ele disse-me uma coisa, falei com o Prestianni e ele disse outra coisa. Podia ser vermelho e dizer que só acredito no que o Prestianni me disse, e podia ser equilibrado e dizer que no mundo do futebol tento ser sempre mais equilibrado. Não quero dizer que o Vinícius é um mentiroso e que o Prestianni é um miúdo maravilhoso. Não quero dizer isso”, afirmou.

“O Álvaro [Arbeloa] optou tomar um comportamento diferente e eu não quero fazer isso. Eu disse ao Vinícius ‘Marcas um golo do outro mundo e por que celebras assim? Por que não celebras como celebrava Eusébio, Di Stéfano, Pelé… Celebrar com a alegria de ter marcado um golo’. Cinquenta e poucos minutos de um grande jogo. Estou muito orgulhoso pela forma como jogámos”, acrescentou.

Reencontro no Bernabéu promete ser ‘escaldante’

Benfica e Real Madrid têm reencontro marcado já para as 20h00 (hora de Portugal Continental) da próxima quarta-feira, desta feita, no Santiago Bernabéu, onde ficará, de uma vez por todas, decidido quem irá seguir em frente, na prova milionária, com a certeza de que o próximo adversário será Manchester City… ou Sporting.

RCP News

by Priscila Thomas