Wall Street fecha em alta com tecnológicas a recuperar parte das perdas

Partilhe esta notícia

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta, com os investidores esperançados no fim do impasse orçamental no Congresso, ao fim de mais de 40 dias, e dos consequentes encerramentos de serviços e agências governamentais.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average ganhou 0,81%, o tecnológico Nasdaq progrediu 2,27% e o alargado S&P500 valorizou 1,54%.

“Os investidores estão-se a agarrar á notícia de que o Senado prepara a adoção de uma medida que visa reabrir o governo”, depois do maior encerramento (‘shutdown’) da história do país, resumiu Jack Albin, da Cresset, em declarações à AFP.

No domingo, um acordo foi alcançado no Senado entre a maioria republicana e alguns democratas. A adoção de um novo texto orçamental é aguardada para hoje, mesmo que seja noite dentro.

Competirá depois à Câmara dos Representantes examinar o texto aprovado e, se o aprovar também, Donald Trump fará a promulgação.

“Vamos ver se o governo reabria nos próximos dias”, o que seria “bom para os consumidores e os investidores”, disse Albin.

FILE PHOTO: The floor of the the New York Stock Exchange (NYSE) is seen after the close of trading in New York, U.S., March 18, 2020. REUTERS/Lucas Jackson

Desde 01 de outubro, o princípio do impasse, que mais de um milhão de funcionários públicos não são pagos, o pagamento de umas prestações sociais está fortemente perturbado, tal como o tráfego aéreo, com centenas de voos anulados todos os dias.

Uma reabertura eventual “reforça as perspetivas de crescimento e reaviva o otimismo”, considerou Jose Torres, da Interactive Brokers.

Um desbloqueio permitiria também aos investidores voltarem a ter acesso às estatísticas económicas oficia, que não têm sido publicadas.

Graças a estes indicadores, poderiam afinar as suas expectativas quanto ao futuro da política monetária do banco central,

Entre as cotadas, depois de fortes quedas na semana passada, os conglomerados tecnológicos “beneficiaram de uma tendência geral de compras”, graças aos respetivos preços considerados baixos, observou Patrick O’Hare, da Briefing.com.

Foram os casos de Nvidia, que subiu 5,79), Microsoft (+1,85%) ou Alphabet (+4,04%), a ‘holding’ (empresa de controlo) da Google.

Rcp news

b: João conceição