Joshua Zirkzee perdeu fulgor com a chegada dos reforços para o ataque e deverá sair do Manchester United em janeiro e o destino pode passar pelo West Ham, de Nuno Espírito Santo.
Aos poucos, o plantel do Manchester United vai sofrendo uma revolução levada a cabo por Ruben Amorim. O mercado de inverno, em janeiro, já se aproxima e há mais um ‘peso pesado’ na porta de saída. Com escassos minutos de jogo nesta temporada, Joshua Zirkzee irá pedir para sair e o West Ham, de Nuno Espírito Santo, pode ser o destino do internacional neerlandês, revela o Mirror esta quinta-feira.
A chegada dos reforços de verão para o ataque – Bryan Mbeumo (Brentford), Matheus Cunha (Wolverhampton) e Benjamin Sesko (RB Leipzig) – tem tapado os caminhos do onze ao jogador de 24 anos que no verão de 2024 chegou a Old Trafford oriundo do Bologna e a troco de mais de 40 milhões de euros.
No entanto, o avançado dos Países Baixos nunca conseguiu convencer adeptos e crítica desde que se mudou para o Manchester United, revelando dificuldades em impor-se na equipa, tanto com Erik ten Hag, como com Ruben Amorim.
Na última época, Zirkzee até se revelou útil, apesar de uma lesão, mas sempre foi visto por Amorim como uma solução de recurso e temporária. Os números desta nova temporada não deixam dúvidas: 112 minutos de jogo distribuídos por quatro jogos, disputados sempre na condição de suplente utilizado.

Sem golos desde dezembro
Sendo Zirkzee um avançado, o seu cartão de visita, refletido pelos golos marcados, está longe de ser… um sucesso. Afinal de contas, o ex-Bologna marcou apenas sete golos em 54 jogos ao serviço do Manchester United, sendo que o último remate certeiro remonta a dezembro.
Ou seja, trata-se de um jejum de quase um ano sem marcar qualquer golo, algo que deixa qualquer avançado sem os níveis de confiança desejados.
O que se segue?
Com o destino traçado em Old Trafford, e fora das graças de Ruben Amorim, Joshua Zirkzee quer encontrar um novo desafio profissional no arranque de 2026. A direção do Manchester United irá ouvir as propostas que chegarem, mas o cenário mais provável passa por um empréstimo até final da época que inclua uma opção ou obrigação de compra.
O aflito West Ham, que ‘grita’ por reforços, pode ser uma solução interessante para todas as partes, sendo que na mente de Zirkee está, sobretudo, a possibilidade de estar no Campeoanto do Mundo de 2026.
O selecionador nacional dos Países Baixos, Ronald Koeman, já avisou Zirkzee que precisa de ter mais tempo de jogo para ser uma solução a ter em conta na hora de elaborar a convocatória final para o Mundial que vai decorrer, no próximo verão, nos Estados Unidos da América, Canadá e México.
Mais uma vítima de Amorim?
Joshua Zirkzee está, assim, muito perto de ser mais uma vítima de Ruben Amorim no Manchester United. Após a saída de elementos como Antony, para o Real Betis, de Alejandro Garnacho, para o rival Chelsea ou de Marcus Rashford, emprestado ao Barcelona, o jogador de 24 anos deverá ter os dias contados em Old Trafford.
Até dezembro, Zirkzee terá de continuar a trabalhar com o treinador português de 40 anos e aproveitar qualquer tipo de oportunidade que lhe permita recuperar o estatuto de outrora.
