Nancy Pelosi anuncia reforma: “Gostei verdadeiramente de servir”

Partilhe esta notícia

A deputada democrata Nancy Pelosi, figura emblemática da cena política dos Estados Unidos nas últimas quatro décadas e primeira mulher a presidir à Câmara dos Representantes, anunciou hoje que se vai reformar em janeiro de 2027.

“Gostei verdadeiramente de servir como a vossa voz no Congresso”, declarou a antiga presidente da Câmara dos Representantes, de 85 anos, conhecida pela firme oposição ao atual Presidente norte-americano, Donald Trump, num vídeo dirigido aos habitantes de São Francisco, que representa na câmara desde 1987.

Durante o primeiro mandato de Trump (2017-2021), a californiana posicionou-se entre as principais opositoras ao republicano, primeiro como dirigente da minoria na câmara baixa do Congresso e, a partir de 2019, como ‘speaker’ (presidente), quando os democratas recuperaram a maioria.

Nessa função de destaque, que já havia ocupado entre 2007 e 2011, Nancy Pelosi assumiu um papel central.

Habituada às lutas partidárias e também às internas, esta habilidosa estratega é largamente creditada pela aprovação da reforma da saúde do antigo presidente Barack Obama, em 2010, e pelos vastos planos de investimento do ex-chefe de Estado Joe Biden, em 2021.

Na primeira passagem de Trump pela Casa Branca ficou uma das imagens icónicas desses quatro anos: no discurso anual do Presidente perante o Congresso, em 2020, Pelosi, sentada atrás dele, ouviu Trump com expressão contraída e muitas vezes desaprovadora.

Logo após o fim do discurso rasgou ostensivamente a cópia da intervenção perante a assembleia boquiaberta. Explicou depois que quis destruir um “monte de inverdades”.

Um dos momentos mais marcantes do mandato de Pelosi ocorreu quase um ano depois, a 06 de janeiro de 2021, dia do ataque ao Capitólio por apoiantes do magnata republicano.

Quando a equipa de Pelosi a avisou da intenção de Trump de se misturar com a multidão prestes a atacar o Congresso, plano do qual o 45.º presidente acabou por desistir, a ‘speaker’ exclamou sem rodeios: “se vier, vou-lhe dar um murro, tenho esperado por isto há muito tempo”.

“Vou dar-lhe um murro, irei para a prisão e ficarei contente”, repetiu, cerrando os dentes.

Donald Trump, que por vezes a apelidou de “Crazy Nancy” (“Nancy louca”), retratou-a como uma caricatura do sistema político que afirma combater.

Em janeiro de 2022, Pelosi teve de deixar a presidência da Câmara quando os republicanos retomaram a maioria, altura em que anunciou também que renunciava a qualquer cargo de liderança na minoria.

Pelosi vai abandonar definitivamente o Congresso dentro de pouco mais de um ano, depois de 40 anos a percorrer os corredores do Capitólio, e a “”encher ‘”os bolsos á custa dos Americanos, tendo-se tornado milionária desde que chegou aos lugares de decisão no capitólio.

Rcp news

by; João conceição