O novo presidente da Câmara de Aveiro, Luís Souto Miranda (PSD/CDS-PP/PPM), vai governar em minoria nos próximos quatro anos, tendo optado por não entregar pelouros aos vereadores da oposição, foi hoje anunciado.

O novo executivo municipal, que tomou posse na sexta-feira, realizou hoje a sua primeira reunião ordinária do mandato 2025/2029, em sessão privada, para distribuir pelouros e designar o vice-presidente. A coligação PSD/CDS-PP/PPM venceu as eleições de 12 de outubro, mas apenas com quatro eleitos, o mesmo número do PS, enquanto o Chega elegeu um vereador.
De acordo com uma nota de imprensa, o presidente, Luís Souto, fica com os pelouros da Cultura, Ciência e Ensino Superior, Relações Externas e Fundos Europeus, Ambiente e Saúde, Planeamento e Obras Públicas e Desporto, Juventude e Envelhecimento Ativo.
Rui Santos, escolhido para vice-presidente, fica responsável pelas áreas de Serviços Urbanos e espaço público, Habitação e Desenvolvimento Social, Coesão Territorial, Segurança e Proteção Civil e Educação.
A vereadora Ana Cláudia Oliveira (CDS), a única que transita do anterior executivo, viu ser-lhe atribuídos os pelouros das Obras Particulares, Mercados e feiras e Assuntos jurídicos.
Finalmente, o vereador Pedro Almeida, que também se estreia na vereação, terá a seu cargo os Recursos Humanos, Modernização Administrativa e Transição Digital, Desenvolvimento Económico e Finanças Municipais, Inovação e Mobilidade e Transportes.
Por decisão do presidente da câmara foram designados para exercerem as funções em regime de tempo inteiro, em permanência e exclusividade, os vereadores Ana Cláudia Oliveira e Pedro Almeida.
Na reunião de hoje foi ainda definida a periodicidade quinzenal para a realização das reuniões de câmara ordinárias, que terão lugar nas primeiras e terceiras quintas-feiras de cada mês, sendo as primeiras públicas, com um período de intervenção do público a iniciar-se às 17h30.

O executivo tomou ainda conhecimento da suspensão, por um período de seis meses, do mandato de vereador de Alberto Souto de Miranda, irmão do atual presidente, que foi o cabeça de lista do PS, sendo o lugar ocupado por Isabel Vila-Chã, número seis na lista de candidatos à Câmara.

Rcp news
by: João conceição
