João Neves desfalca a seleção; Roberto Martínez convoca Nuno Tavares

Partilhe esta notícia

Lateral do Lazio rende médio do PSG na lista de 25 jogadores convocados para representar a seleção nacional na segunda dupla jornada da fase de qualificação para o Mundial’2026.

O selecionador nacional Roberto Martínez convocou, esta segunda-feira, Nuno Tavares para integrar os convocados de Portugal para a dupla jornada de qualificação do Campeonato do Mundo com a Irlanda e Hungria. O jogador da Lazio foi o escolhido para render o lesionado João Neves, ainda a contas com problemas físicos no PSG. 

“A Direção de Saúde e Performance da FPF, em articulação com o departamento médico do Paris SG, considerou que o médio internacional português não está em condições físicas de participar nos jogos da seleção“, explica a Federação Portuguesa de Futebol, em nota oficial, emitida ao início da tarde. 

Assim sendo, Roberto Martínez procedeu à primeira mexida na lista de 25 jogadores chamados para os dois jogos em solo nacional. 

Na passada sexta-feira, o selecionador nacional revelou o nome dos convocados, onde se destacavam os regressos de Rafael Leão, do AC Milan, Diogo Dalot, do Manchester United e Matheus Nunes, do Manchester City. 

Eis a lista de convocados atualizada

  • Guarda-redes – Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton Wanderers), Rui Silva (Sporting CP)
  • Defesas – Diogo Dalot ( Manchester United), Nélson Semedo (Fenerbahçe), Nuno Mendes (PSG), Rúben Dias (Manchester City), Gonçalo Inácio (Sporting CP), António Silva (SL Benfica); Renato Veiga (Villarreal), Nuno Tavares (Lazio);
  • Médios – João Palhinha (Tottenham Hotspurs), Rúben Neves (Al Hilal), Matheus Nunes (Manchester Coty), Vitinha (PSG), Bruno Fernandes (Manchester United), Pedro Gonçalves (Sporting CP), Bernardo Silva (Manchester City);
  • Avançados – João Félix (Al Nassr), Francisco Trincão (Sporting CP), Francisco Conceição (Juventus), Pedro Neto (Chelsea FC), Rafael Leão (AC Millão) Gonçalo Ramos (PSG) e Cristiano Ronaldo (Al Nassr). 

Dupla jornada em Alvalade

Refira-se que Portugal defronta a Irlanda, no próximo sábado, e a Hungria, na terça-feira seguinte. Ambos os jogos têm início agendado para as 19h45 no Estádio José Alvalade e são relativos à segunda dupla jornada da fase de qualificação para o Mundial’2026, que se vai realizar no próximo verão nos Estados Unidos da América, Canadá e México. 

O mote de Martínez 

Roberto Martínez também falou aos jornalistas e destacou a importância de não pensar demasiado no futuro, lembrando que esta fase de qualificação é mais curta do que o habitual. 

“A nota deste estágio é estar focado na Irlanda e na Hungria. Não vou cometer o erro de pensar mais à frente. O importante é preparar o jogo com a Irlanda. Continuar a fazer o que fizemos em setembro. Vi um grupo muito comprometido. Foi incrível ver o espírito deste grupo. Diria que o estágio de junho e setembro são o maior exemplo dos valores da equipa. O foco está no presente”, afirmou o selecionador nacional, deixando uma última garantia. 

“Esperamos uma Irlanda difícil e já conhecemos a Hungria, uma equipa muito equilibrada e com um aspeto competitivo muito forte. A ideia é focar nos jogos de agora. Não vou comentar o erro de olhar para a frente”, rematou Roberto Martínez. 

Recorde-se que Portugal somou duas vitórias nas duas primeiras rondas, ambas fora de portas. A equipa das quinas foi até à Arménia golear (5-0) antes de arrancar uma vitória a ferros na Hungria (3-2).