Benfica estreia-se na UEFA Youth League com goleada histórica sobre o Qarabag

Partilhe esta notícia

Gonçalo Moreira ‘veste o fato de gala’, no Seixal, e marca, não um, não dois, não três, mas quatro golos à formação do Azerbaijão, no espaço de apenas 23 minutos, para ‘catapultar’ os encarnados para o topo da classificação geral.

A equipa de sub-19 do Benfica entrou, ao final da manhã desta terça-feira, da melhor maneira possível na fase de liga da edição de 2025/26 da Liga dos Campeões, ao receber e bater o Qarabag, no complexo do Seixal, por categóricos 7-1.

O ‘massacre’ da formação orientada por Vítor Vinha teve início logo ao sexto minuto, quando, assistido por Francisco Silva, Miguel Figueiredo rematou, de primeira, para o fundo da baliza da formação oriunda do Azerbaijão, num lance no qual o guarda-redes adversário, Teymur Hasanov, não ficou nada bem na ‘fotografia’.

Um lance que abriu caminho a um autêntico ‘recital’ de Gonçalo Moreira, que assinou, não um, não dois, não três, mas sim quatro golos, aos 15, 17, 27 e 38 minutos, deixando os homens de Rashad Sadiqov sem qualquer tipo de argumento para ainda poderem ‘sonhar’ com outro resultado que não a derrota.

Pelo meio, Francisco Silva (que não ficou satisfeito com o passe para o tento que abriu a contagem) também fez o gosto ao pé, colocando, desta maneira, a ‘cereja no topo do bolo’ de uma primeira parte de total esplendor encarnado.

Já no segundo tempo, foi a vez de Michée Ndembi (que entrou ao intervalo, para o lugar de Gonçalo Oliveira) se juntar à festa, antes de Ali Gazibayov marcar o golo de honra dos visitantes e selar, de uma vez por todas, o resultado final do duelo europeu.

O Benfica soma, desta maneira, os três primeiros pontos na competição, que lhe permitem ascender à liderança da classificação geral, em igualdade com o Athletic Bilbao, que, precisamente à mesma hora, levou de vencida o Arsenal, por 3-1.

Benfica e Qarabag voltam a encontrar-se ainda esta terça-feira, desta feita, a nível sénior, , no Estádio da Luz, no embate relativo à jornada inaugural da fase de liga da Liga dos Campeões, que está agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental).

Sporting entra em cena na quinta-feira

Ainda esta terça-feira, pelas 13h00, haverá lugar a um Juventus-Borussia Dortmund, um Tottenham-Villarreal e um PSV-Union St. Gilloise. Já mais tarde, pelas 15h00, o dia será encerrado com um Real Madrid-Marseille.

Na quarta-feira, haverá lugar a um Olympiacos-Pafos FC (às 11h30), um Slavia Praga-Bodo/Glimt (às 12h00), um Paris Saint-Germain-Atalanta (às 13h30), um Ajax-Internazionale (às 14h00), um Liverpool-Atlético de Madrid e um Bayern Munique-Chelsea (ambos às 15h00).

O ‘pano’ só irá cair sobre a ronda inaugural na quinta-feira, com o Club Brugge-Monaco (às 12h30), o Copenhaga-Bayer Leverkusen (às 12h45), o Sporting-Kairat Almaty, o Eintracht Frankfurt-Galatasaray (ambos às 13h00), o Newcastle-Barcelona e o Manchester City-Napoli (ambos às 15h00).

O calendário do Benfica

Na fase de liga da Liga dos Campeões, o Benfica terá, ainda, pela frente Chelsea (a 30 de setembro, em Inglaterra), Newcastle (a 21 de outubro, em Inglaterra), Bayer Leverkusen (a 5 de novembro, no Seixal), Ajax (a 25 de novembro, nos Países Baixos), Napoli (a 10 de dezembro, no Seixal), Juventus (a 21 de janeiro, em Itália) e, finalmente, Real Madrid (a 28 de janeiro, no Seixal).