Mais de um ano após as denúncias de violência doméstica, que levaram à detenção de José Castelo Branco, Betty Grafstein quebrou o silêncio sobre o caso. Num vídeo, a designer de joias contou que foi alvo de “tantos murros na cabeça” e teve “medo” de deixar o marido.

Na publicação, o pedido para divulgar o vídeo foi feito por parte “de um grupo restrito, mas profundamente leal e atento, composto por amigos próximos e familiares da Betty, que têm acompanhado com constância e preocupação o seu percurso desde a chegada a Nova Iorque e consequente internamento na casa de repouso e recuperação onde hoje se encontra”.
“O que desejo, sinceramente, é que o José consiga recompor a sua vida com dignidade e verdade, respeitando a vontade da mulher que tanto afirma amar — permitindo-lhe permanecer na tranquilidade, no sossego e na paz dos cuidados em que até agora esteve protegida. Porque amar, no seu sentido mais pleno, é saber também quando é tempo de recuar”, escreveu.
David Motta disse ainda ter cortado o vídeo de “forma a preservar” o que considera ser “essencial e verdadeiramente relevante na mensagem da Betty”.
“A Betty, senhora de grande dignidade, optou por manter-se em silêncio até agora. Se, num momento de desespero, escolhe finalmente falar, creio que devemos escutá-la com atenção e respeito — não com desconfiança ou sarcasmo, mas com o mesmo grau de seriedade que dispensaríamos a qualquer outro ser humano numa situação semelhante”, acrescentou, defendendo que “o debate não deve centrar-se em futilidades — se a Betty aparece direita ou inclinada, se treme ou deixa de tremer, se segura ou não um jornal datado —, mas sim na clareza e lucidez de uma mensagem dolorosamente honesta”.
A declaração de Betty Grafstein surge dias após José Castelo Branco ter partilhado uma série de fotografias do tempo em que estavam juntos.

“Algumas fotografias minhas e da Lady Betty Grafstein. Costumávamos combinar os nossos visuais, estávamos sempre a viajar, a conhecer novas pessoas em cada canto do mundo. O nosso amor foi testado muitas vezes, contudo sobreviveu. Hoje, só desejo que estejas bem. Apesar de tudo, ainda penso em ti com ternura. Ainda te amo com todo o meu coração”, escreveu no Instagram.
rcp.dept inf
jc