Rui Borges garante que está “contente com o plantel” do Sporting, após o encerramento do mercado de transferências de verão, e recorda: “No ano passado, não tínhamos soluções e fomos campeões com os miúdos da equipa B a jogar”.
Rui Borges realizou, ao final da manhã desta sexta-feira, a habitual antevisão ao encontro da quinta jornada da I Liga, no qual o Sporting vai ter pela frente o Famalicão, numa conferência de imprensa na qual o tema dominante acabou por ser o mercado de transferências de verão.
O treinador dos bicampeões nacionais em título ‘abriu o livro’ e falou sem tabus, por exemplo, de Jota Silva, lamentando o facto de as negociações com o Nottingham Forest não terem sido concluídas a tempo, mas assegurando que está “contente” com as soluções que tem ao dispor para o setor mais adiantado do terreno.
O mirandelense esclareceu, ainda, que a decisão de ‘despromover’ Jeremiah St. Juste à equipa B foi tomada em consonância com a direção liderada por Frederico Varandas, e explicou aquilo que espera de Fotis Ioannidis, reforço de ‘última hora’.

Primeiro jogo após a derrota no Clássico
Carlos Pereira Fernandes há 4 horas
As exibições têm sido boas. Contra o FC Porto, não foi tão boa, mas não foi má, apesar da derrota. Queremos dar resposta, independentemente de ter sido depois de um jogo menos conseguido. Queremos é jogar e ganhar, independentemente do resultado. Respeitamos quem está do outro lado, mas vejo a equipa muito focada e rigorosa. É um grupo fantástico. A camaradagem deles é diária e isso nota-se em jogo. A ambição de voltarem a ser campeões é infinita.
Jovens mais perto da equipa principal
Carlos Pereira Fernandes há 4 horas
Já falei de muitos. Acreditamos muito na equipa B, o início de época tem sido muito bom. Há José Silva, Bruno Ramos… Malta que já fez parte da equipa durante muito tempo, na época passada. Há Felicíssimo, Flávio, Lucas Anjo, Mauro, Blopa… O Rodrigo tem jogado na equipa B e treinado connosco, tem crescido em muito pouco tempo. Esperou-se em demasia dele e, se calhar, não conseguiu responder. Agora, está a ter um crescimento gradual e tem sido fantástico vê-lo. Acreditamos muito na qualidade individual que temos daquele lado.
Quando volta Nuno Santos
Carlos Pereira Fernandes há 4 horas
É com muita pena minha que não posso contar com o Nuno, apesar de ele ser ranhoso e de me chatear. É um ranhoso positivo. Queria muito poder contar com ele, não só para a posição de extremo, mas também de lateral, apesar de termos várias soluções. É uma lesão muito de dia a dia, podemos ganhar muito, pode retroceder… Temos de ter paciência, o Nuno tem sido um guerreiro autêntico para ultrapassar isto. É um grande exemplo para nós. É uma inspiração para mim, ao nível da resiliência.
Sporting não conseguiu contratar um extremo
Carlos Pereira Fernandes há 4 horas
Tenho tantos. Maxi, Mangas… O Mangas já foi extremo e vendido pelo Vitória como extremo. O Maxi era extremo, agora é lateral. Meus amigos, esqueçam isso. No ano passado, não tínhamos soluções e fomos campeões com os miúdos da equipa B a jogar. Lucas Anjo, Mauro, Flávio… Estão todos ali, para se acontecer alguma coisa dar resposta. Não me queixo disso. Estou contente com o plantel que tenho. Todas as outras soluções de que se falou, eram difíceis, mas, se calhar, tentámos ir à luta. Não lamentamos nada. O maior mérito do mercado foi manter grande parte do plantel.
Fotis Ioannidis é complemento ou alternativa a Luis Suárez
Carlos Pereira Fernandes há 4 horas
Foi uma grande aquisição para a nossa equipa, vai dar-nos várias soluções, seja a jogar em alternância com o Suárez ou encaixando os dois. Estou feliz por poder contar com ele, e acredito que vai acrescentar muita qualidade.
Quem tem melhor plantel após o mercado
Carlos Pereira Fernandes há 4 horas
Todos melhoraram o coletivo, tanto FC Porto como Benfica e nós. O nosso grande mérito foi conseguir manter a base da época passada, que é uma equipa campeã, o que demonstra a qualidade que tínhamos. Todas as equipas da I Liga se mantiveram mais competitivas, com a aquisição de jogadores. O Famalicão é um bom exemplo disso, tal como Gil Vicente ou Moreirense, que têm feito um início muito bom. As equipas acrescentaram mais qualidade, foram mais rigorosas nas escolhas, e isso só melhora o nosso futebol. Preocupa-me é o meu plantel e o meu dia a dia.
Boletim clínico
Carlos Pereira Fernandes há 4 horas
O Diomande e o Morita estão fora do jogo. O Maxi está em dúvida. Treinou hoje, é uma decisão que tomaremos amanhã.
Quenda e Vagiannidis preparados para serem titulares
Carlos Pereira Fernandes há 4 horas
Trouxeram mais qualidade ao grupo. Para quem está de fora, é normal. Estão preparados para jogar. Já disse que não posso meter 12 ou 13, e, às vezes, custa muito. Estou cá para tomar decisões e assumo-as sem qualquer problema. Agora, é sempre diferente começar ou entrar um jogo, contra adversários cansados ou mais frescos… Tem tudo uma estratégia. São dois grandes jogadores, que estão à espera da sua oportunidade para jogar de início, e vão tê-la, só não sei se amanhã ou não, até porque vamos entrar num ciclo de vários jogos. Espero é que correspondam da melhor maneira.
Quem ‘despromoveu’ St. Juste
Carlos Pereira Fernandes há 4 horas
Já respondi. Foi uma decisão no seu todo, e tudo o que é decisões de Sporting passa por toda a gente. É sempre no melhor que pensamos para o grupo e para o Sporting. O ambiente está bom e preocupado com o jogo de amanhã.
St. Juste na equipa B
Carlos Pereira Fernandes há 4 horas
A resposta do presidente foi clara. É algo que falámos desde cedo. Partiria num quinto lugar para a posição, e dentro do que era o St. Juste para o grupo e para o clube, passava pela saída dele. Desde o final da época que estava falado entre a estrutura e a equipa técnica. Estamos em sintonia, e ficou bem claro nas palavras do presidente. Neste momento, o plantel é o que está a trabalhar connosco. É com esse que estamos a contar.
Transferência falhada de Jota Silva
Carlos Pereira Fernandes há 4 horas
O melhor do mercado foi mantermos toda a gente da base. Só perdemos uma referência e mantivemos o resto da equipa, com jogadores importantes como Pote, Trincão, Inácio, Hjulmand, Maxi, Debast… Conseguimos mantê-los, que era o nosso maior desejo. Foi um grande mérito de todos nós. Quanto ao Jota… Desde o final da época que tínhamos bem identificado o que queríamos para cada posição. Dentro do diálogo entre estrutura e treinador, estava bem claro o objetivo do Jota, como o queríamos. A estrutura fez o máximo que podia, era um jogador de que gostava muito, mas a estrutura também. Dentro do molde que tínhamos de início, sem fugir a outros nomes de que se falou, que seriam mais difíceis, não complicava o Jota, de forma alguma. Infelizmente, há duas partes, Sporting e Nottingham Forest, e, na correria, infelizmente, não conseguimos. É lógico que fiquei triste, mais até pelo atleta, porque é alguém de que gosto muito. Infelizmente, não conseguimos, mas tentámos tudo já desde o final da época passada. Não há lacuna. O mais forte do mercado do Sporting foi manter a base. É o melhor troféu que podemos ter do mercado. Não está, paciência, temos outras soluções. Há o Alisson Santos a crescer, vindo de um contexto diferente, e surgirão oportunidades para todos jogarem.
Que jogo espera
Carlos Pereira Fernandes há 4 horas
Será um grande jogo, contra uma boa equipa, que entrou muito bem no campeonato, que ainda não sofreu golos. É muito competitiva e agressiva nos duelos, até recorre muito às faltas. Em 2025, ainda não perdeu em casa. Demonstra a qualidade deles. É uma equipa sempre difícil de defrontar em casa, principalmente, assim tão motivada. É um jogo muito difícil, perante um bom adversário, mas queremos dar uma boa resposta, dentro daquilo que somos e do que temos conseguido, até hoje, independentemente do resultado menos positivo na última jornada. Queremos regressar às vitórias e manter o nosso caminho, demonstrando a qualidade que temos tido, para conseguirmos os três pontos.